Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22677
Título: Minha escola, meu meio: projeto que busca aprimorar a qualidade do meio ambiente escolar
Título(s) alternativo(s): My school, my environment: Project that seeks to improve the quality of the school environment
Autor(es): Carvalho, Verena Pinto de
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação ambiental
Cidadania
Conscientização
Environmental education
Citizenship
Awareness
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARVALHO, Verena Pinto de. Minha escola, meu meio: projeto que busca aprimorar a qualidade do meio ambiente escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a análise da relação dos educandos com o meio ambiente de uma escola municipal do litoral baiano e a indagação sobre as consequências provenientes dessa relação, a fim de refletir e buscar soluções para o aprimoramento da qualidade do meio ambiente escolar. O processo de evolução para o meio ambiente escolar ideal deve ser baseado nos fundamentos da gestão democrática nas escolas, educação holística, nos quatro pilares da educação e fundamentos da educação ambiental objetivando estimular e instruir artifícios para a mudança da postura de hábitos, associados à gestão de excelência com relação aos aspectos relacionados à estrutura física da escola e utilização dos espaços. Constatou-se que é imprescindível se efetivar a educação ambiental nos diversos níveis de ensino na escola, proporcionando maior conscientização dos alunos em relação à preservação do meio ambiente escolar. O aprimoramento do meio ambiente escolar atenderá às soluções das principais questões que interferem na evolução da prática pedagógica, sensibilizando e formando futuros cidadãos.
Abstract: This thesis aims to analyse the relationship between students and the environment of a Municipal school located in Bahia’s seashore, furthermore it discusses the consequences of this relationship in order to think over and find solutions to improve the quality of this environment. In fact, the most ideal evolution process for this school environment must be based on fundamentals of democratic management in schools, holistic education, the four pillars of education and fundamentals of environment education to stimulate and instruct some techniques for the change of habits connect with an excellent management related to physical structure of school and the use of the its spaces. In summary, it was recognized that it is essential to work with environmental education in all levels of education, providing a better students’ awareness of conservation of the school environment. Indeed, the improvement in the school environment will meet the solutions to the main issues that interfere in the pedagogical practice, sensitizing and educating future citizens.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22677
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_2014_2_128.pdf855,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.