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Título: Educação ambiental numa perspectiva sustentável: um estudo sobre a horta agroecológica no município de Cairu, BA
Autor(es): Almeida, Liane Cortes
Orientador(es): Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi
Palavras-chave: Ecologia agrícola
Sustentabilidade e meio ambiente
Horticultura
Agricultural ecology
Sustainability and the environment
Horticulture
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALMEIDA, Liane Cortes. Educação ambiental numa perspectiva sustentável: um estudo sobre a horta agroecológica no município de Cairu, BA. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A proposta deste trabalho tem como temática, destacar a importância da Educação Ambiental como um meio estruturante que possibilite meios e trajetórias civilizatórias que visa contribuir para uma prática sustentável na agroecologia que acontece no contexto da Economia Solidária. Ela é uma das estratégias de fortalecimentos dos sujeitos participantes da prática agroecológica no município de Cairu, BA na sociedade para o desenvolvimento da humanidade e meio ambiente. Com a prática agroecológica possibilita para os participantes da mesma, o aumento da economia local, a conscientização da importância para a prática sustentável e como a economia solidária favorece para o estímulo de uma economia voltado para a solidariedade, numa distribuição acessível para a comunidade. A monografia esta ajustada na pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, com aportes dos teóricos correspondentes no tocante da Educação Ambiental, como essa prática acontece de forma sustentável na agroecologia a partir da horta agroecológica que tem a participação do cultivo feito pelas mulheres da comunidade da Associação clube das Mães do município de Cairu/BA, dentro do âmbito de uma outra forma de economia local, em que a participação significativa das mulheres da associação que agrega na economia local da região junto com a Economia Solidária que também possibilita o desenvolvimento da região no âmbito da sustentabilidade.
Abstract: The purpose of this paper is to highlight the thematic importance of Environmental Education as a structuring method that provides resources and civilizational trajectories that aims to contribute to a sustainable practice agroecology what happens in the context of the Solidarity Economy. She is one of the strategies invigoration of subjects in the agroecological practice in the city of Cairo, BA in society for the development of humanity and the environment. With agroecological practice allows for the participants of the same, the increase of the local economy, awareness of the importance for sustainable practice and how the solidarity economy favors to stimulate an economy geared to solidarity, a low distribution to the community. The monograph regarding this set of Environmental Education as the practice happens in a sustainable way in agroecology from the agroecological vegetable garden which has the participation of cultivation done by the women of the club Association of Mothers of the municipality of Cairo / BA community, within the framework of another form of the local economy, in which the meaningful participation of women in the association that brings together the local economy of the region along with the Solidarity Economy which also enables the development of the region in the context of sustainability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22712
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