Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23586
Título: O papel modalizador dos adjetivos em redações do ENEM
Título(s) alternativo(s): The modality function of the adjectives in Enem’s textual productions
Autor(es): Padilha, Marjorie Patricia
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Linguagem e línguas
Comunicação e tecnologia
Análise do discurso
Adjetivo
Dialogismo (Análise literária)
Lógica deôntica
Modalidade (Lógica)
Teoria do conhecimento
Language and languages
Communication and technology
Discourse analysis
Adjective
Dialogism (Literary analysis)
Deontic logic
Modality (Logic)
Knowledge, Theory of
Data do documento: 22-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADILHA, Marjorie Patricia. O papel modalizador dos adjetivos em redações do ENEM. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Esta dissertação tem como base a relação entre a linguagem e a tecnologia. Desta forma, entende-se que a linguagem é um sistema de signos sobre a qual manifestamse diferentes formas simbólicas (CASSIRER, 2001). Por isso, a linguagem serve, sobretudo, para viver, pois está imbuída de significado (BENVENISTE, 1989). Por situar-se no campo do conhecimento, considera-se que a linguagem é uma tecnologia, baseado em Cupani (2004) e Vieira Pinto (2005). Alicerçado na teoria de Dascal, busca-se ainda verificar a linguagem como tecnologia cognitiva. A partir de então, a ferramenta digital Tropes é mobilizada para a quantificação do corpus. Assim, o presente trabalho discute como os adjetivos contribuem para a construção da argumentação nas produções textuais nota mil do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2018. Nesse sentido, buscamos verificar o modo como os adjetivos se relacionam com as noções de modalidade e como isso demonstra a escolha de determinados elementos em detrimento de outros nesse gênero textual. Para tratar do gênero redação do Enem, os estudos de Bakhtin (2016) são mobilizados. Utilizase os estudos de Saeed (2003), para a abordagem das categorias modais epistêmicas e deônticas, assim como Ilari e Basso (2008) e Castilho (2016). A partir de então, o foco gira em torno da carga modal que o adjetivo atribui ao texto. Para tanto utiliza-se a teoria dos mundos possíveis, e, consequentemente, as noções de força modal, base modal e fonte de ordenação estudadas por Kratzer (2012). Esse enfoque busca mostrar que os adjetivos encontrados nos textos são epistêmicos e deônticos, e por meio dessa análise busca-se ressaltar a força argumentativa que essa categoria concede a esse tipo específico de texto. Tal verificação é feita com base em parâmetros de grau por meio de escalas de comparação.
Abstract: This dissertation is based on the relation between language and technology. Therefore, we understand that the language is a system of signs over which different symbolic forms are manifested (CASSIRER, 2001). For this reason, language mainly serves to live, as it is imbued with meaning (BENVENISTE, 1989). Because it is located in the area of knowledge, we consider that language is a technology, based on Cupani (2004) and Vieira Pinto (2005). Grounded on Dascal’s theory, we also intend to verify language as cognitive technology. From this, the digital tool Tropes is used to quantify the corpus. Thus, the present work discusses how adjectives contribute to the construction of argumentation in Enem’s textual productions of 2018 (National High School Examination). In this sense, we seek to verify how the adjectives relate to the notions of modality how this demonstrates the choice of certain elements over others in this textual genre. To mention the Enem essay genre, Bakhtin’s studies (2016) are mobilized. The studies of Saeed (2003), Ilari and Basso (2008) and Castilho (2005) are used to approach epistemic and deontic modal categories. From this approach, the focus involves the modal load that the adjective attributes to the text. For that, the theory of possible worlds, and, consequently, the notions of modal force, modal base and ordering source brought by Kratzer (2006) are used. This focus aims to show that the adjectives found in the texts are epistemic and deontic, and, through the analysis, we seek to highlight the argumentative force that this category grants to this specific type of text. Such verification is done based on degree parameters and comparison scales.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23586
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adjetivosredacoesenem.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons