Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24392
Título: Análise da percepção dos habitantes do município da Lapa sobre os eventos relacionados com a pandemia de coronavírus, dos fatores que podem influenciá-la e da sua importância para as políticas de combate à disseminação dessa doença respiratória transmissível
Autor(es): Cruz, Angelo Santos da
Orientador(es): Duenhas, Rogério Allon
Palavras-chave: COVID-19 (doença) - Prevenção
Notícias Falsas
Saúde pública - Lapa (PR)
Saúde pública - Administração
COVID-19 (Disease) - Prevention
Fake news
Public health - Lapa (PR)
Public health administration
Data do documento: 12-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Angelo Santos da. Análise da percepção dos habitantes do município da Lapa sobre os eventos relacionados com a pandemia de coronavírus, dos fatores que podem influenciá-la e da sua importância para as políticas de combate à disseminação dessa doença respiratória transmissível. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização me Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Com o evento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), grandes mudanças se fizeram necessárias no mundo inteiro, com profundas alterações na vida individual das pessoas, no cenário político e na Economia. Este trabalho tem por objetivo analisar a percepção e conscientização dos munícipes da Lapa quanto aos eventos relacionados com a pandemia do coronavírus e a influência dos fatores que podem modificá-la, como as notícias falsas e a atuação de políticos que se manifestam contra a observação dos cuidados necessários para conter esta pandemia, tendo em vista os meios pelos quais a população obtém as informações sobre o assunto, pois essas condições podem influenciar negativamente no trabalho de conscientização do povo sobre temas como, por exemplo, a importância dos cuidados com a saúde pública, especialmente na situação excepcional de uma pandemia. A difusão de notícias falsas, nos dias de hoje, pode ser considerada como um perigoso efeito colateral do desenvolvimento da tecnologia da informação e das comunicações. Para atingir o objetivo deste trabalho, empregou-se a metodologia descritiva e o uso de um questionário de pesquisa de opinião aos moradores do município da Lapa, escolhidos aleatoriamente, com questões pertinentes ao tema, entre os meses de julho a outubro de 2020. A análise da pesquisa também considerou fatores subjetivos em potencial de influência na opinião popular, como o enviesamento de respostas. Os principais resultados apontam que há uma parcela da população com atitudes que denotam susceptibilidade de se deixar influenciar por conteúdos desinformativos e notícias falsas, e há pessoas que não se declaram totalmente de acordo com a necessidade das medidas de prevenção da contaminação pelo agente patogênico causador da doença COVID-19.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24392
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_VII_2019_3.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.