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Título: A curadoria na formação inicial do professor de língua portuguesa: uma análise dialógica
Título(s) alternativo(s): The curation in the initial formation of the portuguese language teacher: a dialogical analysis
Autor(es): Sousa, Luis Gabriel Venancio
Orientador(es): Rohling, Nivea
Palavras-chave: Curadoria
Professores - Formação
Dialogismo (Análise literária)
Análise do discurso
Tecnologia educacional
Língua portuguesa
Recursos educacionais abertos
Curatorship
Teachers, Training of
Dialogism (Literary analysis)
Discourse analysis
Educational technology
Portuguese language
Open educational resources
Data do documento: 25-Mar-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUSA, Luis Gabriel Venancio. A curadoria na formação inicial do professor de língua portuguesa: uma análise dialógica. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: A presente pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada e tem como objetivo analisar como licenciandos(as) de um curso de Letras Português, em formação inicial numa universidade federal tecnológica, produzem sentidos a respeito do professor como curador no trabalho pedagógico a partir de objetos virtuais de aprendizagem. Esse tema se faz relevante tendo em vista a necessidade de problematizar o papel do professor frente às novas demandas e realidades educacionais no contexto de multiletramentos e tecnologias comunicacionais. Para tanto, a metodologia da pesquisa consiste numa abordagem qualitativa e interpretativista, caracterizada como pesquisa participante. No tocante ao embasamento teórico, a pesquisa tem como ancoragem a Análise Dialógica de Discurso (ADD), a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015[1975], 2018[1963], 2016[1979], 2018[1975]; VOLÓCHINOV, 2018[1929], 2019[1930]) tomando como baliza conceitos como: linguagem, dialogismo, ideologia, enunciado e discurso. Para analisar as concepções dos licenciandos a respeito de curadoria, buscase, também, aporte em estudos da Linguística Aplicada (KLEIMAN, 2006; LEFFA, 2006; ARAÚJO, 2019, dentre outros) e Tecnologias da Educação (DESCHAINE E SHARMA, 2015). Como resultados obtidos, foram observadas regularidades discursivas acerca do conceito de curadoria, relacionando-a ao contexto educacional, de modo a pensar essa prática como uma inovação à práxis docente, mas cabe salientar que houve enunciados que problematizaram a curadoria como uma prática já existente no fazer do professor. Nesse sentido, a curadoria foi discursivizada como: a) um processo de mediação; b) uma prática na/da educação a distância; c) um método ligado ao espaço da cultura digital; d) uma prática comparada à elaboração didática. Ademais, observouse uma certa unanimidade nos enunciados ao discursivizarem o professor contemporâneo como um curador, cujas características são: a) profissional que organiza informações, principalmente as dispostas em ambientes digitais; b) profissional que amplia os saberes, mas o seu perfil e a sua atuação vão ser moldados de acordo com a modalidade de ensino em que atua; c) profissional que atua ancorado em materiais didáticos; c) profissional cuja atuação é marcada/condicionada pelas condições concretas de trabalho.
Abstract: This research is inserted in the field of Applied Linguistics and aimed to analyze how undergraduates of a Portuguese-Letters course, in initial training at a federal technological university, produced meanings about the teacher as a curator in pedagogical work by using virtual objects of learning. This theme is relevant to address the problem of the role of the teacher in the face of new demands and educational realities in the context of multiliteracy and communication technologies. Therefore, the research methodology consisted of a qualitative and interpretive approach, characterized as participatory research. From the point of view of theoretical basis, the research has as anchor the Dialogic Discourse Analysis (DDA) from the studies of the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 2015[1975], 2018[1963], 2016[1979], 2018[1975] VOLÓCHINOV, 2018[1929], 2019[1930]) taking as its marker concepts such as language, dialogism, ideology, utterance, and discourse. To analyze the conceptions of the undergraduates regarding curation, we also found contribution in the studies of Applied Linguistics (KLEIMAN, 2006; LEFFA, 2006; ARAÚJO, 2019, and others) and Education Technologies (DESCHAINE and SHARMA, 2015). As obtained results, there have been observed discursive regularities about the concept of curation, relating them to the educational context in order to think of this practice as an innovation to the teaching praxis, but it should be noted that there were statements that problematized the curation as a practice already existing in the teacher’s duty. In this way, the curation was stated as: (a) a mediation process; (b) practice in distance education; (c) a method linked to the digital culture space; d) a practice compared to the didactic elaboration. Moreover, there was a certain unanimity in the statements when stating the contemporary teacher as a curator, whose characteristics are: a) professional who organizes information, especially those arranged in digital environments; b) professional who expands knowledge, but his profile and his performance will be shaped according to the teaching modality in which he operates; c) professional who works anchored in teaching materials; d) professional whose performance is marked/conditioned by the concrete working conditions.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25105
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