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dc.creatorReis, Juliana Irani Villanueva dos-
dc.date.accessioned2017-10-31T12:18:30Z-
dc.date.available2017-10-31T12:18:30Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationREIS, Juliana Irani Villanueva dos. Processo de formação para professores de sala de recurso multifuncionais sobre as tecnologias assistivas para alunos com necessidades educacionais especiais. 2016. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2561-
dc.descriptionAcompanha: Formação de professores para o uso das tecnologias assistivas como recurso pedagógico na aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.description.abstractThe educational politicsof children with Special Educational Needs (SEN)inclusion has promoted concerns facing the challenge of inclusion which go beyond the right of enrolment at an institution of regular education. The resources on the public network deployment are to contribute directly to the teaching process and student learning target public special education.This research is based on the following question: whereas the teacher who works at the SEN has demonstrated little knowledge of the Assistive Technology (AT) available in SEN, how a semipresential training course organization can contribute to improve the knowledge regarding AT?From this perspective, the objective is to examine how to develop a training program for teachers, specialists on TA, that are available under the SRM. Specifically, we intend to plan, develop and evaluate a proposed training for the teacher specialist who works with Educational Expertise Learn, knows the AT concepts and the possibilities of uses these resources.The theoretical assumptions are based on the Salamanca Declaration (UNESCO, 1994), National Policy on Special Education in the perspective of Inclusive Education(BRAZIL, 2008) and in authors that discuss the teacher formation and the assistive technologies, among them: Mantoan (2004), Manzzini (2012), Bescher (2013), Hummel (2015).To achieve the proposed objective, the methodology chosen was the intervention study that aims to contribute to thepedagogical practice change divided into two important and different times.The first wanted to survey the specialist teachers who works in the Regional Education Center in Londrina needsas regards knowledge and use of AT. This culminated in a Didactics Unitand educational product in order to contribute to pedagogical practice of these professionals. In the second time the Teaching Unit was applied, through a continued education course with 58 participants and the intervention results was analyzed. During the procedure, it was proposed a discussion about the AT provided in resources and possibilities of use with the student with SEN.The discussions and reflections during this process were fundamental to the teachers specialists could understand the ATnot technological resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleProcesso de formação para professores de sala de recurso multifuncionais sobre as tecnologias assistivas para alunos com necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.title.alternativeTraining process for multifunctional resource room teachers on assistive technologies for students with special educational needspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA política educacional para a inclusão da criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) tem promovido inquietações frente a este desafio que vai além do direito da matrícula em uma instituição de ensino regular. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) na rede pública surge para contribuir diretamente no processo de ensino e de aprendizagem do aluno público-alvo da Educação Especial, para estas salas são disponibilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliam e contribuem no processo de inclusão deste alunado. Parte da seguinte questão de investigação: Considerando que o professor que atua na SRM vem demonstrando pouco conhecimento sobre as TA disponíveis nas SRM, de que forma a organização de um curso de formação na modalidade semipresencial pode contribuir para melhorar o conhecimento referente as TA? A presente pesquisa tem como desenvolver um programa de formação para professores especialistas sobre as TA que são disponibilizadas nas SRM. Ainda elencamos como objetivos específicos planejar, desenvolver e avaliar uma proposta de formação, para o que o professor especialista que atua no serviço do Atendimento Educacional Especializado conheça os conceitos de TA e as possibilidades de usos destes recursos. Os pressupostos teóricos estão pautados na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) e em autores que discutem a formação do professor e as tecnologias assistivas sendo eles: Mantoan (2004), Manzzini (2012), Bescher (2013), Hummel (2015). Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção que visa contribuir para a mudança da prática pedagógica definida em dois momentos. O primeiro para o levantamento das necessidades dos professores especialista que atuam na SRM do Núcleo Regional de Educação em Londrina no que se refere ao conhecimento e uso das TA. Esta identificação culminou na elaboração de uma Unidade Didática como produto educacional visando contribuir para prática pedagógica desses profissionais. O segundo momento se deu por meio da aplicação desta Unidade Didática, por meio de um curso de formação continuado com 58 participantes, analisando os conceitos iniciais referentes às TA e a mudança destes conceitos a partir da aplicação do produto educacional. Propôs-se durante o processo de intervenção conhecimento das TA disponibilizadas nas salas de recursos e identificação das possibilidades de uso com o aluno com NEE. As discussões e reflexões durante esse processo foram fundamentais para que os professores especialistas pudessem compreender as TA para além de recursos tecnológicos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765100439473002pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6530357704064110pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Vanderley Flor da-
dc.contributor.referee2Vitaliano, Célia Regina-
dc.contributor.referee3Oliveira, Jair de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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