Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25653
Título: O professor como pesquisador e a adaptação de teorias pedagógicas ao cotidiano escolar
Título(s) alternativo(s): Teachers as researchers and the adaptation of pedagogical theories to the daily teaching
Autor(es): Preta, Thaisa Soares Cata
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Professores
Pesquisa - Avaliação
Educação - Estudo e ensino
Teachers
Research - Evaluation
Education - Study and teaching
Data do documento: 19-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PRETA, Thaisa Soares Cata. O professor como pesquisador e a adaptação de teorias pedagógicas ao cotidiano escolar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Teorias pedagógicas são ferramentas necessárias para a melhoria contínua do ensino seguindo as mudanças sociais, ambientais e tecnológicas. Porém, nem sempre elas são utilizadas ou praticadas com eficiência devido a falhas na formação de professores, escassez de equipamentos e estrutura nas instituições, falta de incentivo governamental, etc. Nessa perspectiva, é necessário observar os trabalhos registrados e publicados, principalmente por professores, mas também aqueles que tem como foco o ensino básico e observar como andam as atividades práticas, quais as teorias que se desviam do ensino tradicional mais utilizada e as estratégias de adaptação aos entraves do cotidiano da educação nacional. Assim, este trabalho teve objetivo de listar algumas das teorias que destoam das tradicionais e mais frequentemente encontradas em trabalhos publicados. Além disso, fazer uma pesquisa em plataformas de livre acesso para observar o andamento e os resultados da união entre teoria e prática na educação atual que a população pode ter acesso. Foram selecionados artigos que tinham como foco o ensino básico e principalmente na visão do professor inserido nessa realidade, portanto, valorizou ­se principalmente os trabalhos que tinham o professor do ensino básico como autor, já que no Brasil grande parte da pesquisa é centralizada em ambientes acadêmicos. Por fim, observou­ se que o trabalho em ter a pesquisa de melhoria de ensino inserido em sua realidade permanece caminhando lentamente, o incentivo é raro e o preparo de professores para ir além do ensino tradicional e aprimorar constantemente a prática principalmente por meio da pesquisa, é ineficaz.
Abstract: Pedagogical theories are a necessary tool for the continuous improvement of teaching, according to social, environment and technological changes. However, these tools are not used or practiced with all the efficiency that they can have due to failure in the initial formation of teachers, lack of equipment and structure in schools and absence of governmental incentive. In this perspective, it’s necessary to observe the registered and published researches, mainly by teachers, but by all that have their focus research in basic teaching too, observe how the practice is going, which theories are different from traditional teaching and are been used in most, and the strategies for the adaption to difficulties on daily national education. So, this work has the goal of listing some of nontraditional and most often found education theories in the published works. Besides, this work aims to make a research in free access platforms to observe how is going and the results of the union between practice and theory that population can have access. Were selected papers that have basic teaching as focus and mainly with a vision of the teacher that works in the reality of public education, therefore, we value papers with basic school teacher as authors, considering that in Brazil the research is centralized in academic environment. Finally, it was observed that effort of research for the improvement teaching with a reality vision is in a slowly process, the incentive is rare and the teacher formation to go beyond traditional school and constantly improve their practice through research, is ineffective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25653
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
professorpesquisadorteoriacotidiano.pdf392,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.