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Título: Análise das relações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e suas influências no desenvolvimento regional
Título(s) alternativo(s): Analysis of the relations of the Federal Technological University of Paraná and its influences on regional development.
Autor(es): Lanzarin, Marisa Oliceia da Rosa
Orientador(es): Santos, Gilson Ditzel
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Relações interorganizacionais
Desenvolvimento regional
Universities and colleges
Interorganizational relations
Regional development
Data do documento: 8-Jun-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LANZARIN, Marisa Oliceia da Rosa. Análise das relações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e suas influências no desenvolvimento regional. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: A universidade, compreendida como um agente de desenvolvimento regional, evoluiu seu papel ao longo do tempo para atender de forma efetiva as demandas da sociedade. Por meio de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sua relação com as diferentes partes interessadas da sociedade civil, da economia e administração pública está associada às necessidades específicas da região. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as relações da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), considerando o contexto em que está inserida e a sua influência no desenvolvimento regional. A pesquisa é fundamentada em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de acordo com as orientações metodológicas de Centobelli, Cerchione e Esposito (2017), a partir da qual foi selecionado um portfólio de 22 artigos com estudos realizados em diversas universidades nacionais e internacionais. A análise destes artigos permitiu identificar e descrever cinco categorias de relações da universidade, quais sejam: Universidade - Indústria - Governo (UIG); Universidade - Indústria/Empresa (UI); Universidade - Governo (UG); Universidade – Cidade (UC) e; Universidade – Sociedade (US). Também foram identificadas quatro categorias de influências da universidade no desenvolvimento regional, a saber: Inovação; Conhecimento; Sustentabilidade e; Economia. Além das categorias de relações e influências, foram descritas características dos seguintes modelos de Universidade: Modelo Humboldtiano; Modelo de Universidade Empreendedora; Modelo de Universidade do Sistema Regional de Inovação; Modelo de Universidade Modo 2 e; Modelo de Universidade Engajada. Posteriormente, elaborou-se um instrumento de coleta de dados que pode ser aplicado em qualquer universidade, para a condução de análise documental. Em vista disso, foram coletados dados do Relatório de Gestão da UTFPR, referente ao ano 2019, por ser este um documento oficial, atualizado e disponível online. Todavia, outros documentos nele mencionados e complementares às informações ali apontadas também foram consultados, assim como a plataforma digital Stela Experta. A pesquisa indica que, apesar das publicações científicas da última década, ainda é necessário se ampliar o debate sobre a influência da universidade no desenvolvimento regional. Na UTFPR, as relações precisam ser fortalecidas e ampliadas para que os resultados entregues à sociedade promovam cada vez mais o desenvolvimento regional de forma sustentável, abrangente, efetivo, e de alcance às populações, especialmente, as mais necessitadas. Além disso, é necessário melhorar as estratégias de divulgação dos resultados obtidos para que a sua influência no desenvolvimento regional seja mais conhecida e novos projetos sejam estimulados. E assim, fortalecer cada vez mais a Universidade como uma instituição de ensino, pesquisa e extensão de excelência, mas também com características de engajamento e inserção regional.
Abstract: The university, understood as an agent of regional development, has evolved its role over time to effectively meet the demands of society. Through its teaching, research and extension activities, its relationship with different stakeholders from civil society, the economy and public administration is associated with the specific needs of the region. Thus, the objective of this research is to analyze the relations of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), considering the context in which it is inserted and its influence on regional development. The research is based on a Systematic Literature Review (SLR) according to the methodological guidelines of Centobelli, Cerchione and Esposito (2017), from which a portfolio of 22 articles with studies carried out in several national and international universities was selected. The analysis of these articles allowed us to identify and describe five categories of university relations, namely: University - Industry - Government (UIG); University - Industry/Enterprise (UI); University - Government (UG); University – City (UC) and; University – Society (US). Four categories of university influences on regional development were also identified, namely: Innovation; Knowledge; Sustainability and; Economy. In addition to the categories of relationships and influences, characteristics of the following university models were described: Humboldtian Model; Entrepreneurial University Model; Regional Innovation System University Model; Mode 2 e; Engaged University Model. Subsequently, a data collection instrument was developed, which can be applied at any university, to carry out document analysis. In view of this, data were collected from the UTFPR Management Report for the year 2019, as this is an official document, updated and available online. However, other documents mentioned in it and complementary to the information pointed out there were also consulted, as well as the digital platform Stela Experta. The research indicates that, despite the scientific publications of the last decade, it is still necessary to broaden the debate on the university's influence on regional development. At UTFPR, relationships need to be strengthened and expanded so that the results delivered to society increasingly promote regional development in a sustainable, comprehensive, effective way, and reaching out to populations, especially those most in need. Furthermore, it is necessary to improve the dissemination strategies of the results obtained so that its influence on regional development is better known and new projects are stimulated. And thus, increasingly strengthen the University as a teaching, research and extension institution of excellence, but also with characteristics of engagement and regional insertion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25781
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