Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25816
Título: O ensino de ciências frente à disseminação de fake news
Título(s) alternativo(s): Teaching science facing dissemination of fake news
Autor(es): Bertagi, Letícia Teixeira
Orientador(es): Blanco, Daniel Rodrigues
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Desinformação
Science - Study and teaching
Knowledge and learning
Disinformation
Data do documento: 3-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BERTAGI, Leticia Teixeira. O ensino de ciências frente à disseminação de fake news. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática as fake news na área de ciências que são disseminadas na internet e a relação do professor de ciências frente a à essa situação buscando alternativas de como o educador pode utilizar desse tópico para planejar suas aulas. O trabalho aplicou questionários online para verificar o conhecimento dos alunos sobre a definição de ciências, do método científico e as atitudes dos alunos com relação a termos e informações científicas fora de contexto e erradas que são veiculadas na internet. O questionário demonstrou que os alunos enxergam a ciência como o estudo da natureza e tudo que a envolve, sendo que a ciência na visão da maioria dos alunos como uma área isolada e concreta, pois é derivado de experimentos que testam uma teoria ou hipótese. A maioria dos entrevistados estudou ou já ouviu falar sobre método científico e isso se provou importante tendo em vista que as respostas dos questionários mostraram que os alunos que possuem esse conhecimento tendem a verificar as informações que são tidas como científicas nas redes consultando familiares, professores e ferramentas de pesquisa na internet. O trabalho sugere que professores podem ser o guia para que os alunos sejam capazes de identificar, questionar e corrigir fake news na área de ciências.
Abstract: This work had as its theme the false and unverified scientific information that is disseminated on the internet and how the science teacher can use this to plan his classes. The work applied online questionnaires to verify the students’ knowledge about the definition of science, the scientific method, and the students' attitudes towards out of context and wrong scientific information and terms that are transmitted on the internet. The questionnaire demonstrated that students see science as the study of nature and everything that involves it, this study being in-depth and seen by most students as isolated and concrete, as it is derived from experiments that test a theory or hypothesis. Most of the interviewees studied or heard about scientific method and this proved to be important considering that the questionnaire responses showed that students tend to check the information that is considered scientific in the network consulted with family, teachers and research tools in the Internet. The work suggests that teachers can be the guide for students to be able to identify, question and correct fake news in the area of science.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25816
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinocienciasfakenews.pdf567,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.