Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25819
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Maria Angela de-
dc.date.accessioned2021-08-24T17:38:42Z-
dc.date.available2021-08-24T17:38:42Z-
dc.date.issued2020-09-26-
dc.identifier.citationPAIVA, Maria Angela de. Levantamento da produção acadêmica científica no ensino por investigação e sua contribuição para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25819-
dc.description.abstractThe teaching of science by investigation is an active methodological proposal that arises from the need to diversify the activities, developed in science classes that generally, are centered on the teacher as a transmitter of content, to students who assume a passive role learning process. Therefore, this research sought to carry out a survey of the specialized literature on the use of Science Teaching methodologies by Investigation, in order to identify the contribution of identifying the contribution of this methodology in the teaching and learning processes for the acquisition of knowledge by students of the science discipline between 2015 and 2020. As a result of the search, 34 articles were selected and analyzed, in which researchers recommend to develop an investigative activity in science classes, since these methodological proposals of science teaching by investigation makes the classes and the exposure of contents and concepts more instigating to students who go through an attractive experience when carrying out school activities, since the realization of activities and the understanding of scientific concepts occurs through the experimentation, open laboratories development of interdisciplinary projects and works, construction of problematization, valorization of debates, construction of theories, observation of natural facts, and others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectMétodo de projeto no ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectProject method in teachingpt_BR
dc.subjectStudent-centered learningpt_BR
dc.titleLevantamento da produção acadêmica científica no ensino por investigação e sua contribuição para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSurvey of scientific academic production in research teaching and its contribution to science teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências por investigação é uma proposta metodológica ativa que surge a partir da necessidade de diversificar as atividades, desenvolvidas nas aulas de ciências que geralmente, apresenta-se centrada no professor como transmissor de conteúdo, aos alunos que assume um papel passivo no processo de aprendizagem. Portanto essa pesquisa buscou realizar um levantamento da literatura especializada no uso de metodologias do Ensino de Ciências por Investigação, com o objetivo de identificar qual a contribuição desta metodologia nos processos de ensino e aprendizagem para a aquisição do conhecimento por estudantes da disciplina de ciências no intervalo de tempo abrangendo o período entre 2015 a 2020. Como resultado da busca foram selecionados e analisados 34 artigos que indicaram pesquisadores do campo acadêmico e da educação recomendam desenvolver atividade com caráter investigativo nas aulas de ciências, já que essa propostas metodológicas do ensino de ciências por investigação torna as aulas e a exposição de conteúdos e conceitos mais instigante os estudantes que experimenta uma experiência atrativa ao realizar as atividades escolares, uma vez que a realização das atividades e a compreensão de conceitos científicos se dá por meio de realização de experimentos, laboratórios abertos, desenvolvimento de projetos e trabalhos interdisciplinares, construção de problematização, valorização de debates, construção de teorias, observação de fatos naturais, entre outras.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee1Vincenzi, Silvana Ligia-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Sobjak, Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
producaoacademicaensinociencias.pdf408,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.