Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPorto Alegre, Laíze Márcia-
dc.date.accessioned2022-02-15T23:09:06Z-
dc.date.available2022-02-15T23:09:06Z-
dc.date.issued1997-12-08-
dc.identifier.citationPORTO ALEGRE, Laíze Márcia. O Currículo do curso de engenharia industrial elétrica/habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológica. 1997. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 1997.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27161-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectCurrículos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica do Paranápt_BR
dc.subjectCurriculum evaluationpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEducation - Technological innovationspt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleO currículo do curso de engenharia industrial elétrica: habilitação eletrotécnica numa instituição de educação tecnológicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs grandes desafios atuais, estão relacionados com as contínuas e profundas transformações ocasionadas pela velocidade com que são gerados novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Esta dissertação apresenta o estudo do currículo, particularmente do curso de Engenharia Industrial Elétrica, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – CEFET-PR por ser a engenharia a área mais diretamente envolvida e afetada pelo avanço tecnológico. Neste estudo apresentamos o histórico do curso e de suas reformulações. Verificamos a concepção dos professores com relação as atividades relacionadas ao desenvolvimento curricular do curso. Demostramos as concepções dos professores com relação a preparação do profissional para as constantes mudanças mencionadas e consequentemente suas opiniões com relação a reformulação das disciplinas; como os professores vêm o estágio, a interdisciplinaridade e qual a sua concepção de Educação Tecnológica. Descrevemos neste, as propostas de reformulações apresentadas pelos professores pesquisados. Todas as opiniões coletadas foram analisadas, levando-se em conta que o curso é ministrado numa instituição de Educação Tecnológica.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5124-9226pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782859675205457pt_BR
dc.contributor.advisor1Leszczynski, Sonia Ana-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Ruy Carlos de Camargo-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha Neto, Ivan-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5948-0908pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4365008543119083pt_BR
dc.contributor.referee3Leszczynski, Sonia Ana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5085-6796pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9305897194867695pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Porto Alegre, Laíze Marcia_1997.pdf717,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons