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Título: Jardim sensorial e práticas pedagógicas em educação ambiental
Autor(es): Venturin, Arlete
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Aprendizagem perceptiva
Estimulação sensorial
Educação ambiental - Estudo e ensino
Perceptual learning
Sensory stimulation
Environmental education - Study and teaching
Data do documento: 23-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VENTURIN, Arlete. Jardim sensorial e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: O trabalho intitulado “Jardim Sensorial e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental” relata uma pesquisa desenvolvida em uma escola privada localizada na cidade de Pato Branco, Paraná. O estudo teve como objetivo analisar práticas pedagógicas conduzidas por docentes em um Jardim Sensorial implantado nesta escola, com o intuito de identificar possíveis relações entre as práticas desenvolvidas pelos docentes e diferentes perspectivas de Educação Ambiental no Brasil, ainda que as atividades não fossem pensadas explicitamente como de Educação Ambiental. Neste texto apresentamos um breve histórico dos jardins ambientais e sensoriais no Brasil, bem como apresentamos uma revisão de estudos que tenham discutido a utilização desses espaços para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Focalizamos teoricamente a Educação Ambiental, situando-a historicamente no contexto da crise ambiental. Contemplamos algumas considerações teóricas sobre as atuais tendências dessa educação no país. Os dados foram coletados mediante observação participante e entrevistas com professores e alunos após as práticas desenvolvidas no Jardim Sensorial. O desenvolvimento das práticas pedagógicas pelos professores utilizando esse espaço suscitou questões e reflexões que poderiam ser consideradas do âmbito da Educação Ambiental, as quais talvez não tivessem aparecido se tais práticas tivessem sido desenvolvidas em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontam para a importância de os professores estarem preparados para uma atuação pedagógica que extrapole os limites de suas disciplinas de formação, no sentido da interdisciplinaridade e para a pertinência da transversalidade na Educação Ambiental. Acreditamos que as práticas desenvolvidas no Jardim Sensorial e relatadas nesta dissertação, por mais simples que tenham sido, encaminharam alunos e professores ao desenvolvimento de uma visão mais crítica sobre o meio ambiente. Por fim, o trabalho demonstra que a utilização de ambientes diferentes dos convencionais em práticas pedagógicas pode propiciar aprendizado e crescimento mútuo entre docentes e discentes, bem como promover uma Educação Ambiental de forma criativa, na direção contrária das práticas pontuais e sem sentido, as quais têm pouco ou nenhum impacto duradouro.
Abstract: This work entitled Sensory Garden and Pedagogical Practices in Environment Education reports a research developed in a Private School located in Pato Branco, Paraná. The study aimed to analyze pedagogical practices conducted by teachers in a sensory garden installed in this school, in order to identify possible relationship between the practices developed by teachers and different perspectives on Environment Education in Brazil, even though the activities were not designated explicitly to Environment Education. In this dissertation we present a brief history of environmental and sensory in Brazil and make a revision of studies that have discussed the use of these spaces to the development of pedagogical practices. We focus theoretically the Environment Education, situating it historically in the context of environment crisis. We contemplate some theoretical considers about current trends in this education in Brazil. The data were collected through participant observation and surveys with teachers and students after the practices developed in the sensory garden. The development of pedagogical practices by teachers using this place raised questions and reflections that could be considered the scope of environmental education, which might have not appeared if such practices have been developed in classroom. Finally, this work demonstrates that the use of different spaces in pedagogical practices can promote mutual growth and learning between teachers and students, as well as promote Environmental Education in a creative way, in the opposite direction of the specific practices and meaningless, which have little or no lasting impact.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/290
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

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