Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2999
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Fernanda Mara-
dc.date.accessioned2018-03-16T12:55:31Z-
dc.date.available2018-03-16T12:55:31Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.citationCRUZ, Fernanda Mara. Tecnomatemática: site como ferramenta tecnológica para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamental. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2999-
dc.descriptionAcompanha: Tecnomatemática - ensino de matemática e informáticapt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to analyze the use of a website as a technological aid tool for the teaching of fractions in the 6th year of elementary school, using ICT (Information and Communication Technologies). The website titled Tecnomathematics was developed based on the difficulties encountered by teachers in the use of ICT. The research was carried out in seven moments, developed in the teachers room and in the computer lab, using the qualitative and interpretative methodology, with the participation of nine mathematics teachers from a state school in the municipality of Jacarezinho-PR. The data collection was based on evaluations, activities at weekly moments and questionnaires applied to teachers in time of collective activity. In addition, at the request of one of the participating teachers, we applied the survey to their 6th grade students. After obtaining the data, the analysis was carried out aiming positively the use of the site by the teachers and students, showing that the use of the JClic software provided by the Tecnomathematics website can contribute to the teaching and learning Mathematics, regarding the content of Fractions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFrações - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFractions - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.titleTecnomatemática: site como ferramenta tecnológica para o ensino de frações no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTecnomathematics: site as a technological tool for teaching fractions in the 6th year of elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de um site como ferramenta tecnológica de auxílio para o ensino de frações no 6º Ano do ensino fundamental, utilizando as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). O site intitulado Tecnomatemática foi desenvolvido com base nas dificuldades encontradas por professores no uso das TIC. A realização da pesquisa ocorreu em sete momentos, desenvolvidos na sala dos professores e no laboratório de informática, usando a metodologia qualitativa e interpretativa, contando com a participação de nove professores de Matemática de uma escola estadual do município de JacarezinhoPR. A coleta de dados ocorreu a partir de avaliações, atividades em momentos semanais e questionários aplicados aos professores em momento de hora-atividade coletiva. Além disso, a pedido de um dos professores participantes, aplicamos a pesquisa com seus alunos do 6º ano. Após a obtenção dos dados, a análise foi realizada apontando como positiva a utilização do site pelos professores e alunos, mostrando que o uso do software JClic disponibilizado pelo site Tecnomatemática pode contribuir para o ensino e a aprendizagem Matemática, no que se refere ao conteúdo de frações.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777987443805107pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cantorani, José Roberto Herrera-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674726819843483pt_BR
dc.contributor.referee1Grossi, Luciane-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Cruz, Fernanda Mara_2017.pdf6,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Cruz, Fernanda Mara_2017_1.mp430,75 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.