Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Juliana Aparecida Alves da-
dc.date.accessioned2018-04-06T14:16:28Z-
dc.date.available2018-04-06T14:16:28Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana Aparecida Alves da. Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080-
dc.descriptionAcompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemáticapt_BR
dc.description.abstractThis research consists of investigating the interactions that took place between the participants of a Mathematical Research class, where the content covered was the sine function and its parameters. This is a qualitative research, whose objective is to answer the question: "Can the interactions that can be triggered by Mathematical Research have the potential for learning?" For this purpose a sequence of four activities were used that were applied to high school students. Each stage of this research is based on the theoretical presuppositions of Mathematical Research, as pedagogical practice and the analysis of the data are based on the Dialogue. The instruments used to collect data were about audio recordings, written records of the students and teacher records. It was possible to verify that the interactions triggered by Mathematical Investigation have potential for learning. Related to the research was produced an educational product that gathered the activities developed for this research, in addition to others that will be part of the scripts and that will be available to teachers through a link available on the page of the master program. The educational product is composed of activities that may help teachers of Mathematics in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções trigonométricaspt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTrigonometrical functionspt_BR
dc.subjectInteraction analysis in educationpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleDiálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemáticapt_BR
dc.title.alternativeDialogue in the classroom: interactions measured by mathematical researchpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em investigar as interações ocorridas entre os participantes de uma aula de Investigação Matemática, onde o conteúdo abordado foi a função seno e seus parâmetros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo responder à questão: “As interações que podem ser desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem?”. Para tanto foi usada uma sequência de quatro atividades que foram aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Cada etapa desta pesquisa esta embasada pelos pressupostos teóricos da Investigação Matemática, como prática pedagógica e as análises dos dados estão fundamentados no Diálogo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados versaram sobre gravações em áudio, registros escritos dos alunos e registros da professora. Foi possível constatar que as interações desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem. Relacionada a pesquisa foi produzido um produto educacional que reuniu as atividades desenvolvidas para esta pesquisa, alem de outras que farão parte dos roteiros e que ficará à disposição dos professores por meio de um link disponibilizado na página do programa de mestrado. O produto educacional é composto por atividades que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911731871063727pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferruzzi, Elaine Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067396155971520pt_BR
dc.contributor.referee1Ferruzzi, Elaine Cristina-
dc.contributor.referee2Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee3Siple, Ivanete Zuchi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Aparecida Alves da_2018.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Apárecida Alves da_2018_1.pdf884,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons