Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWistuba, Vanuza Aparecida-
dc.date.accessioned2018-09-03T20:45:55Z-
dc.date.available2018-09-03T20:45:55Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.citationWISTUBA, Vanuza Santos. Tendências da comunicação popular no contexto das tecnologias da informação: um estudo de caso do site “Terra sem males”. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3406-
dc.description.abstractThe aim of this work is to present some tendencies in popular communication, it relationships with digital technologies and its goals as a communicational process acting directly in the process of educating individuals and in their role as citizens. Our research wa based on authors which discuss communication and language studies. We study three report published on the website Terra sem Males. The analysis reinforces the idea that popula communication can also be made by people who don’t live in the communities shown by the reports. With this work, we intent to contribute to the debate about the role of popula communication, information technologies and opinion leaders in the democratization o information and in the production of content which involves people who live on the fringe o society. The text is divided into eight chapters. The first five chapters present information about the beginning of popular communication in Brazil and its trajectory, as well as show the influence of the internet and the strengthening of digital technologies to amplify the performance and the reach of popular communication. The chapter six presents the website Terra sem Males. In the last two chapters, where the analysis takes place, we point out the main roles of the popular communication revealed in the study and its contribution for the development of citizenshippt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectComunicação e tecnologiapt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectJornalismo eletrônicopt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectCase methodpt_BR
dc.subjectCommunication and technologypt_BR
dc.subjectMass media - Social aspectspt_BR
dc.subjectOnline journalismpt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectInformation technology - Social aspectspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titleTendências da comunicação popular no contexto das tecnologias da informação: um estudo de caso do site “Terra sem males”pt_BR
dc.title.alternativeTrend in popular communication in the context of information technologies: a case study of the website "Terra sem males"pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar tendências da comunicação popular, suas relações com as tecnologias digitais e seus resultados como processo comunicacional que atua diretamente na formação do indivíduo e no seu papel como cidadão. A pesquisa foi embasada em diversos teóricos da comunicação e dos estudos de linguagens. O presente trabalho usa como base três reportagens publicadas no portal Terra sem Males. A análise reforça a tese de que a comunicação popular pode ser feita por pessoas que não moram nas comunidades retratadas nas reportagens. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir para a discussão sobre o papel da comunicação popular, das tecnologias da informação e dos líderes de opinião na democratização da informação e na produção de conteúdo que contemple pessoas que vivem à margem da sociedade. O texto está dividido em oito capítulos. Nos cinco primeiros capítulos, trazemos informações sobre o início da comunicação popular no Brasil e sua trajetória, bem como a influência que recebeu com a expansão da internet e o fortalecimento das tecnologias digitais para ampliar sua atuação e abrangência. No sexto capítulo, apresentamos o Terra sem Males. Os dois últimos capítulos estão reservados à conclusão da análise. Neles, ressaltamos as tendências do papel da comunicação popular reveladas pelo estudo de caso e sua contribuição para a cidadania.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4653762759545297pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Faxina, Elson-
dc.contributor.referee3Souza, Maurini de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Wistuba, Vanuza Santos_2017.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.