Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScheibel, Márcia Regina-
dc.date.accessioned2018-10-04T14:21:48Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-04T14:21:48Z-
dc.date.issued2010-09-24-
dc.identifier.citationSCHEIBEL, Márcia Regina. A contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médio. 2010. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3472-
dc.description.abstractDuring our journey as a teachers’ educator, we found that students, even the ones who are finishing the course, do not master many skills. These skills we refer to are not of just conceptual order, but also social, emotional and interpersonal skills. We attribute these gaps in their training to the school culture they were exposed to throughout their schooling. These findings mobilized us to look for answers so that we could offer students - future early childhood and first grades of elementary school educators - other elements which could add something more in their training. We find the answers to this educational intention in the studies carried out by the use of Group Dynamic Techniques, supported theoretical and methodological by Cooperative Learning conception. To give substance to our purpose we performed, during the period of six months, the insertion of the students in this study, that established as objectives: a) to offer the students the experience of a differentiated work proposal, more procedural, reflective and cooperative in nature; b) to observe whether the students, in the training field, would develop a teaching practice more creative and innovative, using Cooperative Learning elements; c) to prepare a didactical guide containing suggestions of Group Dynamic Techniques within a cooperative approach. The research adopted an interpretative nature qualitative approach, with participant observation. The data collection technique was conducted through daily of field, photos, discussions and the students' participation in the seminars. The sample had 22 students from a Public School post-medium Teacher Training Course, in the city of Ponta Grossa. This study main results showed that the Group Dynamic Techniques contribute significantly to the development of many thoughts and actions skills in the subjects in training. However, it is not enough to establish the methodology in the classroom, it requires the facilitator teacher to master theoretical and methodological approaches which would support and make scientific this kind of work, combining with the teacher differentiated pistemological attitude, while developing his teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem em equipe na educaçãopt_BR
dc.subjectOrientação de grupo na educaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeam learning approach in educationpt_BR
dc.subjectGroup guidance in educationpt_BR
dc.titleA contribuição das técnicas de dinâmicas de grupo para a formação de docentes de nível médiopt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of group dynamics techniques for the training of middle level teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDurante nossa caminhada como professora formadora de docentes verificou-se que os alunos, mesmo chegando à terminalidade dos cursos, não apresentam o domínio de inúmeras habilidades. Essas habilidades não são apenas de ordem conceitual, mas, também, as habilidades sociais, afetivas e interpessoais. Atribui-se essas lacunas deixadas em sua formação, à cultura escolar que esses alunos foram expostos ao longo de sua escolaridade. Essas constatações mobilizaram a busca de propostas para que se oferecesse aos alunos - futuros professores da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental - outros elementos que viessem somar algo a mais em sua formação. As respostas para essa intenção educativa foram encontradas na metodologia de trabalho utilizando-se as Técnicas de Dinâmicas de Grupo, sustentadas teórica e metodologicamente pela concepção da Aprendizagem Cooperativa. Para dar concretude ao nosso propósito realizou-se, durante o período de seis meses, a inserção das alunas neste trabalho, que teve como objetivos: a) proporcionar às alunas a vivência em uma proposta de trabalho diferenciada, de caráter mais processual, reflexiva e cooperativa; b) observar se as alunas, no campo de estágio, desenvolveriam uma prática pedagógica mais criativa e inovadora, utilizando-se dos elementos da Aprendizagem Cooperativa; c) elaborar um guia didático contendo sugestões de Técnicas de Dinâmicas de Grupo dentro de um enfoque cooperativo. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa com observação participante. A técnica de coleta de dados ocorreu por meio de registros em diários de campo, fotos, discussões e da participação das alunas nos seminários. A amostra contou com 22 alunas do Curso de Formação de Professores a nível pós-médio de uma Escola Estadual do Município de Ponta Grossa. Os principais resultados deste estudo mostraram que as Técnicas de Dinâmicas de Grupo contribuem significativamente para o desenvolvimento de inúmeras habilidades de pensamentos e ações nos sujeitos em formação. Entretanto, não basta que essa metodologia seja instituída em sala de aula, ela requer, por parte do professor, o domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos que dão sustentação e cientificidade a este tipo de trabalho, aliado à postura epistemológica diferenciada do professor, ao desenvolver a sua ação docente.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5962706892070577pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4964620822134669pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Herivelto-
dc.contributor.referee2Stadler, Rita de Cássia da Luz-
dc.contributor.referee3Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.referee4Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Scheibel, Márcia Regina _2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.