Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStefanello, Solange Rosa Riconi-
dc.date.accessioned2018-10-05T14:11:10Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-05T14:11:10Z-
dc.date.issued2010-11-11-
dc.identifier.citationSTEFANELLO, Solange Rosa Riconi. A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475-
dc.description.abstractThe objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBiology - Study and teachingpt_BR
dc.titleA contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celularpt_BR
dc.title.alternativeA contribution to the game-didactic teaching cell biologypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio da cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista).pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653109969690444pt_BR
dc.contributor.advisor1Carletto, Marcia Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4270564572934996pt_BR
dc.contributor.referee1Morales, Angélica Gois-
dc.contributor.referee2Barbola, Ivana de Freitas-
dc.contributor.referee3Carletto, Marcia Regina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Stefanello, Solange Rosa Riconi _2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
8,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.