Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Stefanello, Solange Rosa Riconi | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T14:11:10Z | - |
dc.date.available | 5000-01-01 | - |
dc.date.available | 2018-10-05T14:11:10Z | - |
dc.date.issued | 2010-11-11 | - |
dc.identifier.citation | STEFANELLO, Solange Rosa Riconi. A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475 | - |
dc.description.abstract | The objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - Social aspects | pt_BR |
dc.subject | Technology - Social aspects | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Biology - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular | pt_BR |
dc.title.alternative | A contribution to the game-didactic teaching cell biology | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio da cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista). | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1653109969690444 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carletto, Marcia Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4270564572934996 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Morales, Angélica Gois | - |
dc.contributor.referee2 | Barbola, Ivana de Freitas | - |
dc.contributor.referee3 | Carletto, Marcia Regina | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG_PPGECT_M_Stefanello, Solange Rosa Riconi _2010.pdf Disponível a partir de 5000-01-01 | 8,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.