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dc.creatorBini, Elena Mariele-
dc.date.accessioned2018-10-19T11:45:25Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-10-19T11:45:25Z-
dc.date.issued2010-02-11-
dc.identifier.citationBINI, Elena Mariele. Ensino de programação com ênfase na solução de problemas. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530-
dc.description.abstractLearning to program a computer is a complex process of skill acquisition. Two main difficulties are present among novice students: the lack of motivation and involvement; and limitations with respect to the capability to solve problems. Teaching strategies are proposed in order to minimize those difficulties, based on the construcionism, the theory developed by Seymour Papert; and on heuristics for problem solution, proposed by George Polya. In this framework, the construction of the adequate mental models was considered as a requirement for effective learning. The teaching strategies are composed of examples and activities with a ludic and challenging character. The application of the method with a group of teenagers of a technical course, showed positive results. The teaching strategies are described in nine phases. They are published in a manual that accompanies the dissertation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectHeurísticapt_BR
dc.subjectComputer programming - Study and teachingpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectHeuristicpt_BR
dc.titleEnsino de programação com ênfase na solução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching programming with emphasis on problem solvingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291209576750546pt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733pt_BR
dc.contributor.referee1Clua, Esteban Walter Gonzalez-
dc.contributor.referee2Simão, Jean Marcelo-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee4Koscianski, André-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
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