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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Rafael Machado da | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-17T16:56:07Z | - |
dc.date.available | 2019-04-17T16:56:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafael Machado da. Atividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática crítica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4023 | - |
dc.description.abstract | In our research we seek to evidence characteristics of Critical Mathematical Education are revealed in the dialogues of the students when they develop activities of Mathematical Modeling.Therefore, in the light of Critical Mathematical Education, we developed three Mathematical Modeling activities, with students in social vulnerability of a project developed by an ONG. For the planning of activities, in addition to the theoretical contribution of Mathematical Modeling in Mathematical Education and Critical Mathematics Education, we did a review of research literature dealing with Mathematical Modeling with Critical Mathematical Education, and thus we could also characterize our activities as belonging to a sociocritical perspective of Mathematical Modeling. From the dialogues of the students emerged aspects concerning the characteristics of Critical Mathematical Education that were systematized through Trees of Association of Ideas. Through such a methodology of qualitative research the students' ideas are intertwined, and make it possible to find evidence about the aspects concerning the characteristics of Critical Mathematical Education. Among the results, three aspects emerged from the dialogues: Social Impact, Reflection on the Future and Reflection on Habits. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Diálogos | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject | Reflexão (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Mathematical models | pt_BR |
dc.subject | Students - Social aspects | pt_BR |
dc.subject | Dialogues | pt_BR |
dc.subject | Critical thinking | pt_BR |
dc.subject | Reflection (Philosophy) | pt_BR |
dc.title | Atividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematical modeling activities with students in social vulnerability: an analysis in the light of critical mathematics education | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Em nossa pesquisa buscamos evidenciar que características da Educação Matemática Crítica são reveladas nos diálogos dos alunos quando desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. Para tanto, à luz da Educação Matemática Crítica, desenvolvemos três atividades de Modelagem Matemática, com alunos em vulnerabilidade social de um projeto de uma ONG. Para o planejamento das atividades, além do aporte teórico da Modelagem Matemática na Educação Matemática e da Educação Matemática Crítica, fizemos uma revisão de literatura de pesquisas que tratam de Modelagem Matemática com Educação Matemática Crítica, e assim pudemos também caracterizar nossas atividades como pertencentes a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática. Dos diálogos dos alunos emergiram aspectos concernentes às características da Educação Matemática Crítica que foram sistematizados por meio de Árvores de Associação de Ideias. Por meio de tal metodologia de pesquisa qualitativa as ideias dos alunos se entrelaçam, e possibilitam encontrar evidências das características da Educação Matemática Crítica. Dentre os resultados, apresentamos nas Árvores de Associação de Ideias de cada atividade, três aspectos emergiram dos diálogos: Impacto Social, Reflexão sobre o Futuro e Reflexão sobre os Hábitos. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2361908125640144 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4960826662569812 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Pamela Emanuelli Alves | - |
dc.contributor.referee3 | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LD_PPGMAT_M_Silva, Rafael Machado da_2019.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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