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dc.creatorSilva, Rafael Machado da-
dc.date.accessioned2019-04-17T16:56:07Z-
dc.date.available2019-04-17T16:56:07Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Rafael Machado da. Atividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática crítica. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4023-
dc.description.abstractIn our research we seek to evidence characteristics of Critical Mathematical Education are revealed in the dialogues of the students when they develop activities of Mathematical Modeling.Therefore, in the light of Critical Mathematical Education, we developed three Mathematical Modeling activities, with students in social vulnerability of a project developed by an ONG. For the planning of activities, in addition to the theoretical contribution of Mathematical Modeling in Mathematical Education and Critical Mathematics Education, we did a review of research literature dealing with Mathematical Modeling with Critical Mathematical Education, and thus we could also characterize our activities as belonging to a sociocritical perspective of Mathematical Modeling. From the dialogues of the students emerged aspects concerning the characteristics of Critical Mathematical Education that were systematized through Trees of Association of Ideas. Through such a methodology of qualitative research the students' ideas are intertwined, and make it possible to find evidence about the aspects concerning the characteristics of Critical Mathematical Education. Among the results, three aspects emerged from the dialogues: Social Impact, Reflection on the Future and Reflection on Habits.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEstudantes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDiálogospt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectReflexão (Filosofia)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectStudents - Social aspectspt_BR
dc.subjectDialoguespt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectReflection (Philosophy)pt_BR
dc.titleAtividades de modelagem matemática com estudantes em vulnerabilidade social: uma análise à luz da educação matemática críticapt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling activities with students in social vulnerability: an analysis in the light of critical mathematics educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm nossa pesquisa buscamos evidenciar que características da Educação Matemática Crítica são reveladas nos diálogos dos alunos quando desenvolvem atividades de Modelagem Matemática. Para tanto, à luz da Educação Matemática Crítica, desenvolvemos três atividades de Modelagem Matemática, com alunos em vulnerabilidade social de um projeto de uma ONG. Para o planejamento das atividades, além do aporte teórico da Modelagem Matemática na Educação Matemática e da Educação Matemática Crítica, fizemos uma revisão de literatura de pesquisas que tratam de Modelagem Matemática com Educação Matemática Crítica, e assim pudemos também caracterizar nossas atividades como pertencentes a perspectiva sociocrítica da Modelagem Matemática. Dos diálogos dos alunos emergiram aspectos concernentes às características da Educação Matemática Crítica que foram sistematizados por meio de Árvores de Associação de Ideias. Por meio de tal metodologia de pesquisa qualitativa as ideias dos alunos se entrelaçam, e possibilitam encontrar evidências das características da Educação Matemática Crítica. Dentre os resultados, apresentamos nas Árvores de Associação de Ideias de cada atividade, três aspectos emergiram dos diálogos: Impacto Social, Reflexão sobre o Futuro e Reflexão sobre os Hábitos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361908125640144pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2Ferreira, Pamela Emanuelli Alves-
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
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