Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213
Título: Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960)
Título(s) alternativo(s): Knitting memories: domesticiy and gender pedagogies in the cutting and sewing course of the Technical School of Curitiba: (years 1940 to 1960)
Autor(es): Padilha, Ana Caroline de Bassi
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Escola de Aprendizes Artífices do Paraná - História
Escola Técnica de Curitiba - História
Roupas - Confecção - Estudo e ensino - Curitiba (PR)
Identidade de gênero na educação
Ensino técnico - Curitba (PR) - História
Feminilidade
Mulheres - Condições sociais
Escola de Aprendizes Artífices do Paraná - History
Escola Técnica de Curitiba - History
Dressmaking - Study and teaching - Curitiba (PR)
Gender identity in education
Technical education - Curitba (PR) - History
Femininity
Women - Social conditions
Data do documento: 15-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PADILHA, Ana Caroline de Bassi. Alinhavando memórias: domesticidades e pedagogias de gênero no curso de corte e costura da Escola Técnica de Curitiba: (anos 1940 a 1960). 2019. 290 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas sociais, os espaços e os artefatos associados à formação de mulheres no curso de Corte e Costura a partir da sua imbricação com a domesticidade na Escola Técnica de Curitiba entre as décadas de 1940 e 1960. Neste período, a educação dada às mulheres refletia o consenso social sobre a moral e os bons costumes e baseava-se em aprendizados que valorizavam o saber-fazer doméstico. Na Escola Técnica de Curitiba, o curso ginasial industrial de Corte e Costura era direcionado exclusivamente para meninas e apresentava como parte do currículo disciplinas que abarcavam a prática educativa de Economia Doméstica, o ensino de Tecnologia e Prática de Costura e Bordado, Artes Industriais e Desenho. Tais conhecimentos estavam, direta ou indiretamente, atrelados com saberes relacionados ao espaço doméstico. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza interpretativa, busco compreender que tipos de práticas eram ensinadas e legitimadas no curso ginasial de Corte e Costura, visto que a Escola Técnica, por meio de estratégias de pedagogias de gênero, procurava ensinar e reforçar concepções tradicionais de feminilidades como os cuidados com o lar e com o conforto, a saúde e o bem-estar da família.
Abstract: This work proposes to investigate the social practices, spaces and artifacts associated with the training of women in the course of Cutting and Sewing from their entanglement with domesticity at the Technical School of Curitiba between the 1940s and 1960s. In this context, the education to women reflected the social consensus of morals and was based on learning that valued domestic know-how. At the Technical School of Curitiba, the industrial course of Cutting and Sewing was directed exclusively to girls and presented as part of the curriculum disciplines that covered the educational practice of Home Economics, Technology and Practice of Sewing and Embroidery, Industrial Arts and Design Technician. Such knowledge was directly imbricated with knowledge related to the domestic space. From a qualitative approach, I try to understand what types of practices were taught and legitimized in the course of Cutting and Sewing, as the Technical School, through strategies of gender pedagogies, sought to teach and reinforce traditional conceptions of feminities such as care for the home and for the comfort, health and well-being of the family.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4213
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Padilha, Ana Caroline de Bassi_2019.pdf12,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.