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Título: Práticas avaliativas de seis professores de matemática: uma reflexão para a inclusão escolar
Título(s) alternativo(s): Evaluative practices of six mathematics teachers: a reflection on school inclusion
Autor(es): Santos, Claudia Alves Schmidt dos
Orientador(es): Mendes, Marcele Tavares
Palavras-chave: Avaliação educacional
Aprendizagem
Inclusão escolar
Matemática - Estudo e ensino
Education - Evaluation
Learning
Mainstreaming in education
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 6-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Claudia Alves Schmidt dos. Práticas avaliativas de seis professores de matemática: uma reflexão para a inclusão escolar. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.
Resumo: Fundamentado na perspectiva de uma avaliação escolar a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem, buscou-se investigar práticas avaliativas de seis professores de Matemática que lidam com alunos que apresentam diagnósticos médicos, que comprovam necessidades especiais para a aprendizagem matemática. A fim de orientar esta investigação, elaborou-se a seguinte questão, a qual buscou-se responder: Como são as práticas avaliativas de seis professores de Matemática ao lidar com turmas que possuem alunos com diagnósticos de Transtorno Funcional Específico (TFE) e que comprovem necessidades educacionais especiais de aprendizagem? Procurou-se reconhecer as práticas avaliativas que favoreçam a inclusão de alunos com diagnósticos; discutir o contexto avaliativo. A natureza da pesquisa é qualitativa de cunho interpretativo. Para coletar as informações, foram realizadas entrevistas com os seis professores de Matemática da região norte do estado do Paraná e com uma psicopedagoga especializada em Inclusão Escolar. Posteriormente às transcrições dos relatos, foi realizada a seleção dos trechos para nortear uma discussão, interpretação e inferências sobre os dados coletados. Em toda a pesquisa, a busca foi por práticas avaliativas que respeitassem a diferença para além de uma adaptação pontual de um instrumento para alguns alunos. Nessa direção, este trabalho reforça, ainda, que a avaliação formativa pode ser considerada uma possibilidade que permite orientar e otimizar as aprendizagens sem a preocupação de classificar, certificar, selecionar, proporcionando ao aluno o desenvolvimento da aprendizagem, regulando os processos de ensino e de aprendizagem. O produto educacional da pesquisa é um relato reflexivo de experiência da pesquisadora que aborda a sua experiência em sala de aula e a reconstrução do conceito de avaliar ao longo do processo de formação vivenciado no mestrado.
Abstract: Based on the perspective of a school evaluation at the service of the teaching and learning process, we sought to investigate evaluative practices of six mathematics teachers who deal with students who have medical diagnoses and really have special needs for mathematical learning. In order to guide this investigation, the following question was elaborated and worked on: How are the evaluative practices of six mathematics teachers when dealing with classes that have students with diagnoses of Specific Functional Disorder (TFE) ) and demonstrate special educational needs for learning? We sought to recognize the evaluative practices that favor the inclusion of students with diagnoses as well as discuss the evaluative context. The nature of the research is qualitative in its interpretive nature. To collect the information, interviews were carried out with the six mathematics teachers in the northern region of the state of Paraná and with a psychopedago specialized in School Inclusion. After the transcriptions of the reports, the excerpts were selected to guide discussion, interpretation and inferences about the data collected. Throughout the research, the search was for evaluative practices that respected the difference beyond the specific adaptation of an instrument for some students. In this sense, this work also reinforces that formative assessment can be considered a possibility that allows to guide and optimize learning without the concern of classifying, certifying or selecting, providing the student with the development of learning, thus regulating the teaching and learning processes. The educational product of the research is a reflective account of the researcher's experience that addresses her experience in the classroom and the reconstruction of the concept of evaluating throughout the training process experienced when developing in the Master’s.
Descrição: Acompanha: Memorial acerca do processo de construção do conceito de avaliar.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4981
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

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