Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7941
Título: Perfil bioquimico de cardiopatas do gênero masculino que realizam exercício físico regular
Autor(es): Becker, Victor Vinícius
Orientador(es): Bassan, Julio César
Palavras-chave: Bioquímica
Exercícios físicos
Biochemistry
Exercise
Data do documento: 2-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BECKER, Victor Vinícius. Perfil bioquimico de cardiopatas do gênero masculino que realizam exercício físico regular. 2011. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: O sedentarismo vem crescendo com o passar dos anos pela mudança nos hábitos do dia-dia das pessoas, isto acarretando maior prevalência na população de algumas doenças como a síndrome metabólica e as cardiovasculares. O presente estudo vem traçar o perfil bioquímico de cardiopatas do gênero masculino que realizam exercício físico e mostrar se o exercício traz melhoras no perfil do individuo. A metodologia foi de caráter descritivo exploratório de levantamento normativo. O estudo teve um total de 13 indivíduos do gênero masculino, com idade entre 50 e 75 anos. A coleta de dados foi realizada com a utilização do banco de dados de uma clínica de reabilitação cardíaca, se utilizando de exames de sangue de um período de 5 anos. Os dados foram analisados conforme as prerrogativas para estudos descritivos exploratórios. Os resultados mostraram que a prática de exercício físico regular consegue deixar os níveis de triglicerídeos, colesterol total, LDL e glicemia em níveis normais para quase todos os indivíduos, apenas os níveis de HDL que ficaram como limítrofes. O presente estudo demonstrou que o exercício físico é uma boa forma de tratamento para os fatores bioquímicos, tendo a ressalva para o HDL que não trouxe benefícios para a maioria dos casos e atenção a relação volume, intensidade, densidade e complexidade dos exercícios.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7941
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2011_2_10.pdf534,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.