Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10055
Título: Sistema supervisório para monitoramento de consumo de água
Título(s) alternativo(s): Supervisory system for water consumption monitoring
Autor(es): Souza, Andrey Fürst de
Nunes, Gláuber Muzyka Oyarzabal
Bianchini, Thiago Hoppen
Orientador(es): Betini, Roberto Cesar
Palavras-chave: Sistemas de controle supervisório
Água
Automação
Raspberry Pi (Computador)
Python (Linguagem de programação de computador)
HIdrômetro
Engenharia elétrica
Supervisory control systems
Water
Automation
Raspberry Pi (Computer)
Python (Computer program language)
Hydrometer
Electric engineering
Data do documento: 22-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Andrey Fürst de; NUNES, Gláuber Muzyka Oyarzabal; BIANCHINI, Thiago Hoppen. Sistema supervisório para monitoramento de consumo de água. 2016. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema supervisório para monitoramento de consumo de água de uma residência em tempo real. Ele analisa a importância da automação, seus conceitos e emprego para soluções de Engenharia. Utiliza uma CPU de baixo custo, denominada Raspberry Pi, desenvolvida especialmente para o ensino de programaçao, a qual, por meio de um programa específico desenvolvido em linguagem de programação Python, permite sua comunicação e integração com um sensor de vazão. Desenvolve um software capaz de integrar um protótipo do sistema, apresentando os resultados obtidos e dados coletados em forma gráfica, com facilidade de visualização e interação com o usuário, por meio da utilização de uma interface com o mesmo.
Abstract: This work presents the development of a supervisory system for water consumption monitoring of a residence in real time. It analyzes the importance of automation, as well as its concepts and uses for engineering solutions. Uses a low cost CPU, called Raspberry Pi, especially developed for programming teaching, which, through a specific program developed in Python programming language, allows its communication and integration with a flow sensor. Develops a software able to integrate a system prototype, presenting the obtained results and collected data in graphical form, with easy viewing and interaction with the user, through the use of an interface with the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10055
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2016_2_11.pdf36,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.