Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1007
Título: Mulheres na tecnociência: depoimentos e vivências de mulheres nos cursos de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Autor(es): Lima, Fabiane Alves de
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Mulheres na tecnologia
Mulheres na ciência
Percepção
Computação - Mulheres
Feminismo e educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Estudo de casos
Tecnologia
Women in technology
Women in science
Perception
Computer science - Women
Feminism and education
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Case studies
Technology
Data do documento: 26-Set-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Fabiane Alves de. Mulheres na tecnociência: depoimentos e vivências de mulheres nos cursos de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo em relações de gênero na Computação. Com base na literatura, assume-se que a computação vem sendo historicamente construída entorno da masculinidade normativa, de modo que os estereótipos que propaga são altamente eficazes na manutenção de barreiras que dificultam a participação plena de mulheres e outras minorias. Estas barreiras são ilustradas por meio de estudos de sua história, pela forma como se deu a profissionalização da área, e, consequentemente, pela exclusão e invisibilização paulatina das mulheres atuantes. Para tanto, se embasa na literatura a respeito da história da tecnociência, na história da computação, nos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, e nos estudos de gênero. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é a de entrevistas, por meio das quais algumas mulheres — estudantes e professoras dos cursos de computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná — puderam externar suas vivências, preocupações, e percalços pelos quais passam ou passaram como minoria em cursos tão marcados por estereótipos de gênero, como é o caso dos cursos de Computação. A intenção destas entrevistas é verificar na prática se os estudos a respeito das mulheres na tecnociência se confirmam no contexto específico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Abstract: This work presents a study on gender relations in Computing. Based on the literature, we assume that Computing has been historically build around the normative notion of masculinity, so it propagates stereotypes that are highly effective in maintaining the barriers that hinder the full participation of women and other minorities. These barriers are illustrated by studies in its history, by the way that the professionalization of the area has been made, and hence the gradual exclusion and invisibility of the active women. To do so, this work was grounded in the literature on the history of technoscience, on the history of Computing, on the studies on Science, Technology and Society, and on gender studies. The methodological approach used in this research was the interview, through wich some women — students and professors of Computing courses at Federal Technological University of Paraná — could express their experiences, concerns, and mishaps through which they pass or passed as a minority in courses as marked by gender stereotypes, such as courses in Computing. The intent of these interviews is to verify in practice the studies concerning women in technoscience are confirmed in the specific context of the Federal Technological University of Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1007
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_LIMA, Fabiane Alves de_2014.pdf17,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.