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Título: Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística
Autor(es): Gomes, Arthur Fricks
Genaro, Julio Galves
Orientador(es): Weller, Tiago Rodrigues
Palavras-chave: Gestão da qualidade total
Indústria automobilística - Controle de qualidade
Controle de produção
Total quality management
Automobile industry and trade - Quality control
Production control
Data do documento: 18-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GOMES, Arthur Fricks. GENARO, Julio Galves. Proposta de um índice de criticidade para avaliação de problemas de qualidade de pós-venda da indústria automobilística. 2014. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Os problemas de qualidade do setor automobilístico que ocorrem em campo durante o uso do veículo afetam diretamente a satisfação do cliente e, portanto, devem ser solucionados com a maior prontidão possível. Entretanto, no cenário atual das organizações há invariavelmente mais problemas do que capital humano para resolvê-los. Portanto, compreender a criticidade de cada problema é fundamental para que a solução deles seja corretamente priorizada. Para se avaliar de uma forma objetiva quais casos devem ser priorizados, um índice de criticidade deve ser aplicado nos problemas reportados pelo mercado consumidor. Esse índice permite que a criticidade dos problemas seja mensurada com base em diversos fatores e posteriormente comparada. O presente trabalho visa analisar alguns dos principais índices de criticidade utilizados pela indústria e com base nas oportunidades de melhoria detectadas propor um novo índice. Para tal objetivo foi realizado um levantamento dos índices de referência assim como a fundamentação teórica necessária para compreender os mesmos. Após isso, foi aplicada uma análise SWOT nos índices atuais. Foram detectados três grupos de critérios que comporão o índice proposto, os qualitativos, quantitativos e de detecção. Nos aspectos da detecção de problemas foi utilizada a análise de confiabilidade, não considerada anteriormente por outros índices de criticidade. Foi realizada a comparação par-a-par de todos os critérios para ponderar o peso que cada um deles possuirá no índice. Por fim, o índice proposto foi verificado por meio da aplicação em casos reais da indústria automobilística e comparado com a percepção de criticidade atual de uma montadora de veículos. Nos casos analisados o novo índice identificou problemas com difícil detecção e com maior impacto ao cliente, em comparação com a visão de criticidade da montadora. A nova visão de criticidade foi considerada teoricamente válida pela montadora de veículos pesados.
Abstract: The field quality issues, which occur during the product utilization, are the most direct responsible for damage on the customer satisfaction and should be treated with absolute promptness. However, in actual business scenario, companies have more issues than manpower to solve them. Therefore, the correct understanding of the criticality of each problem is paramount for the right prioritization of their solution. To evaluate in an objective way which cases should be prioritized, a criticality index should be applied to issues reported by the consumer market. This index allows the criticality of the issue to be measured based on many factors and to be compared. This work aims to analyze some of the main criticality indexes used by the industry and based on the identified opportunities of improvement a new index is going to be proposed. In order to do it, the applied methodology was to summarize the benchmark criticality indexes and also the theoretical background needed to understand those indexes. The SWOT analysis was applied on the current indexes to identify improvement opportunities. Three groups of criteria, which are going to compose the new index, were identified, concerning qualitative, quantitative and detection items. On the detection group the reliability was included, which was not taken into account before. A Pairwise Comparison was done with all selected criteria in order to establish the weight of each one on the new index. Finally, the new index is going to be applied on real field quality issues from the automotive industry and compared to the industry current criticality understanding. On the analyzed cases the new index highlighted issues that are hardly detected and with bigger impact for the customer, comparing to the current criticality index used by the automaker. The heady duty vehicle company considered the new criticality view theoretically valid.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10208
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