Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10210
Título: Análise de falha em tubo condutor de vapor de caldeira
Autor(es): Jorge, Alexandro Guilherme
Vidal, Gledson Hilton
Orientador(es): Pereira, Aldo Santos
Palavras-chave: Caldeiras a vapor - Inspeção
Falhas estruturais - Análise
Caldeiras - Manutenção e reparos
Steam-boilers - Inspection
Structural failures - Analysis
Boilers - Maintenance and repair
Data do documento: 18-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: JORGE, Alexandro Guilherme; VIDAL, Gledson Hilton. Análise de falha em tubo condutor de vapor de caldeira. 2014. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho trata da análise de falha ocorrida nos tubos de suportação dos superaquecedores de um gerador de vapor, um dos principais equipamentos em plantas de processo incumbido de prover vapor para diversos utilizadores. Trata-se de equipamento complexo, que em sua concepção utiliza diversos materiais e processos de fabricação para adequar-se às condições de operação. Por ser um equipamento que historicamente tem um dos maiores índices de acidentes, acarretando grandes prejuízos materiais e, até óbitos de profissionais da área, deve ser constantemente monitorado. Em função disto, torna-se vital o diagnóstico e análise das causas das anomalias a fim de tomar as devidas ações corretivas, que podem estar relacionadas com as condições operacionais e até com problemas de projeto. A análise de falha envolve diversas áreas do conhecimento, técnicas de observação, inspeções e ensaios laboratoriais, necessitando muitas vezes de formação técnica especializada. Neste contexto, o presente trabalho trata da identificação e possível mitigação das causas de furos em tubos de feixes tubulares, condutores de vapor de gerador de vapor, de planta petroquímica da cidade de Araucária. Com esse intuito foram estudadas técnicas de análise de falha, dentre as quais foram aplicadas as mais adequadas para a situação. Aplicou-se a metodologia conhecida por Análise de Causa Raiz, sendo que a Árvore de Falhas juntamente com utilização de categorias fundamentais mostrou-se realmente eficaz. Proposições de causas, ensaios, observações e avaliações culminaram por direcionar a análise a uma causa provável relacionada com a montagem equivocada de separadores de umidade do tipo ciclone, instalados no interior do tubulão de vapor, que uma vez identificada, promoveu a aplicação de ações corretivas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10210
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2013-2_01.pdf7,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.