Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10276
Título: Analysis e problem solving of internal capacity e capability in Airbus for Single-Aisle
Título(s) alternativo(s): Análise e solução de problemas de capacidade interna e capacidade na Airbus para Single-Aisle
Autor(es): Vidal, Henrique de Souza
Orientador(es): Vrubel, Alfredo
Palavras-chave: Indústria aeronáutica - Controle de produção
Engenharia industrial
Controle de produção - Indústria
Aircraft industry - Production control
Industrial engineering
Production control - industry
Data do documento: 26-Fev-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: VIDAL, Henrique de Souza. analysis & problem solving of internal capacity & capability in airbus for single-aisle. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Inserida em um contexto de um grande crescimento do mercado aeronáutico mundial e de uma grande concorrência com sua principal concorrente (Boeing), a Airbus é obrigada a ter seus métodos de fabricação robustos e confiáveis, para que garantam que as entregas de seus aviões sejam feitas na data programada e, além disso, ela deve estar preparada para futuros aumentos de produção dos seus produtos. Um dos objetivos da Engenharia Industrial (Manufacturing Engineering – ME) é garantir a melhora contínua dos sistemas de produção de cada fabrica da Airbus. Isso é feito através da implementação de novas ideias (novos projetos) no processo de fabricação. O estágio se passou no departamento de Engenharia Industrial para aviões Single-Aisle (TMDY), este que se ocupa de criações, modernizações, otimizações, manutenções do sistema de produção responsável pela fabricação dos aviões da familha A320. Dentre as atividades realizadas esta a participação do aluno no Programa F4RU (Fit for Ramp-up for Single Aisle), mais especificamente no projeto “Internal Capacity & Capability” (ICC). Nesse projeto, o aluno atuou como assistente do responsável, Frederick Trassard (Engenheiro Industrial da Airbus). O objetivo deste projeto foi fazer a gestão de projetos menores, a fim de que assegurassem, melhorassem os métodos de fabricação e aumentassem a porcentagem de aviões entregues nas datas preestabelecidas entre Airbus e o cliente (companhias aéreas). Neste período, o aluno teve que estudar cada caso para que pudesse entender a situação atual de todas as fábricas relacionadas aos aviões Single-Aisle, entender os problemas de produção em cada uma das usinas, aprender a identificar e identificar projetos que solucionassem esses problemas; e propor ao programa F4RU os projetos que tivessem potencial de aumentar a robustez do sistema industrial. Uma análise da concorrência entre Airbus e Boeing no mercado aeronáutico mundial e uma previsão deste mercado é também citada nesse trabalho, pois são as justificativas para os objetivos do projeto ICC. A maior dificuldade encontrada no trabalho foi identificar um problema, achar uma solução possível para ele e ter uma documentação sólida e confiável sobre ele, ou 7 seja, ter informações precisas sobre cada um dos pontos problemáticos. Para obter êxito no projeto, foi necessário ter uma equipe de apoio que tivesse conhecimento técnico sobre os problemas e sobre as usinas, também que fosse capaz de nos ajudar a analisar e criativa o bastante para propor soluções (projetos) sobre estes problemas identificados anteriormente. No momento em que o aluno escreveu esse relatório, ele já tinha analisado a produção de cada usina responsável pela produção da família A320, identificado os principais problemas que afetam a capacidade de produção dos aviões, achado os projetos que permitiam superar as dificuldades encontradas e aumentar a robustez dos sistemas de produção da Airbus. Além disso, o aluno já havia acompanhado o desenvolvimento desses projetos e proposto, os que foram julgados “necessários” a implementação ao Programa F4RU. Infelizmente, os projetos propostos ainda não haviam sido validados e implementados. Essa parte é um pouco longa, porque não somente o Programa F4RU deve aceitar as propostas, mas também todos os “stakeholders” do programa F4RU, no caso, a Airbus, representada pelo COO (Chief Operating Officer).
Abstract: In the context of the aeronautic market concurrence, Airbus has the objective of having its manufacturing methods robust to secure the demand of production and be prepared to a Ramp-up without problems. To achieve this objective, the Manufacturing Engineering (ME) works to provide the continuous improvement of the group plants’ performance and secure the industrial tools robust and prepared to delivery on-time and to an additional capacity. The contributions of this internship to improve these plants were analyze the production of each plant involved in the Program Single Aisle (A320 family), identify the main problems affecting the production capacity in each of them, find the projects that help to overcome the difficulties and increase the robustness of the production, following the development of these projects and propose the implementation of projects. The great challenge of this job was to investigate all the plants of the program Single-Aisle and following the development of the projects. For this, we had Project Teams (PTs) that help us in these points. Unfortunately the proposed projects have not yet been validated and implemented. This step is a bit far, because, not only the program F4RU must accept, but all "stakeholders".
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10276
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-1_33.pdf5,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.