Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10299
Título: Investigação numérica da convecção natural em cavidades abertas heterogêneas
Autor(es): Loyola, Leonardo Terra
Orientador(es): Franco, Admilson Teixeira
Palavras-chave: Fluidodinâmica computacional - Projetos
Calor - Convecção natural
Equações diferenciais - Soluções numéricas -Programas de computador
Análise numérica - Simulação por computador
Computational fluid dynamics - Design
Heat - Convection, Natural
Differencial equations - Numerical solutions - Computer programs
Numerical analysis - Computer simulation
Data do documento: 7-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LOYOLA, Leonardo Terra. Investigação numérica da convecção natural em cavidades abertas heterogêneas. 2012. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Neste trabalho, propõe-se a investigação numérica do fenômeno de convecção natural em meios porosos heterogêneos, em que as fases sólido e fluido são visualmente distinguidas. Essa abordagem na solução de escoamentos em meios porosos é denominada “abordagem microscópica”. A geometria em estudo é uma cavidade quadrada aberta para o ambiente com a presença de blocos condutivos, fixos e rígidos em seu interior, uniformemente distribuídos. A parede vertical interna da cavidade é mantida a uma temperatura constante maior que a do meio, e constitui a fonte de energia para a convecção natural. As equações de balanço de massa, quantidade de movimento e energia são resolvidas pelo Método dos Volumes Finitos, através de um programa de DFC (dinâmica dos fluidos computacional). O problema é tratado em regime permanente, e adota-se a hipótese de propriedades físicas dos constituintes como constantes, exceto a massa específica do fluido na avaliação do termo de empuxo, sem o qual não há convecção natural. O objetivo deste trabalho é analisar a influência que os parâmetros adimensionais: número de Rayleigh, razão de condutividade térmica sólido-fluido e número de blocos exercem nas taxas de transferência de calor e no escoamento. Os resultados das simulações são avaliados quantitativamente com base nos valores de número de Nusselt e de vazão volumétrica adimensional de entrada na cavidade, e qualitativamente com base em gráficos de isotermas e de linhas de corrente. Observou-se que, para qualquer número de Rayleigh, a quantidade de calor que o fluido é capaz de transportar ao meio externo é significativamente reduzida quando há interferência da camada-limite térmica pela fase sólida. A variação da razão de condutividade térmica sólido-fluido possui maior importância justamente nesses casos de interferência, e blocos mais condutivos facilitam as trocas de calor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10299
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2012-1_07.pdf7,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.