Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1030
Título: Permanência e abandono escolar na educação profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul
Autor(es): Coelho, Alexsandra Joelma Dal Pizzol
Palavras-chave: Ensino profissional
Evasão escolar
Política pública
Estudantes
Tecnologia
Professional education
Dropouts
Public policy
Students
Technology
Data do documento: 11-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COELHO, Alexsandra Joelma Dal Pizzol. Permanência e abandono escolar na educação profissional: um estudo sobre Instituições Federais de Joinville e Jaraguá do Sul. 2014. 225 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Apresentam-se resultados de pesquisa que teve como objetivo analisar, a partir da visão de estudantes e ex-estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes na área da indústria, as motivações e razões que justificam ou explicam a sua permanência ou o seu abandono aos respectivos cursos. Embora fundamentada na concepção do trabalho como categoria central e principio educativo, este trabalho apoiou-se em referenciais como Marx, Gramsci, Frigotto, Gadotti, Kuenzer e Paulo Freire, mas também em Dubet, Rui Canário, Fornari, Baeta, Dore, entre outros autores de diferentes vertentes e concepções teóricas buscando o diálogo entre eles e aprofundamento sobre os embates teóricos e ideológicos que permeiam as discussões sobre permanência e abandono escolar. A partir de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, a pesquisa envolveu tanto estudantes permanecentes quanto aqueles que abandonaram cursos técnicos concomitantes e subsequentes em instituições públicas de Joinville e Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, no período compreendido entre o 2o semestre de 2011 e o final de 2013, através da aplicação de questionários e realização de entrevistas. Responderam ao questionário 270 estudantes permanecentes. Dos que haviam abandonado os cursos, 13 responderam aos questionários e 10 concederam entrevistas. A análise das informações obtidas norteou-se em categorias relativas a fatores internos e externos à escola, a fatores didáticos e pedagógicos e às políticas públicas de apoio à permanência escolar, buscando a relação dialética entre elas. Evidencia-se neste trabalho a escassez de pesquisas sobre abandono e permanência escolar, em especial na educação profissional. Os resultados sinalizaram haver uma relação complexa e contraditória entre os motivadores do abandono e da permanência, ora se apresentando como motivadores para a permanência e ora geradores do abandono, destacando-se entre estas a relação estabelecida entre docentes e educadores e a relação entre trabalho, estudo e família, sendo estas apresentadas como fatores motivadores para permanência e/ou abandono. Apontou-se também que as atuais políticas de apoio à permanência nas instituições pesquisadas não são reconhecidas pelos estudantes nem por eles identificadas como fundamentais para a sua permanência escolar, caracterizando-se mais como política de transferência de renda do que como incentivo ao estudo. Ficou evidenciado também a necessidade de outros estudos e pesquisas sobre abandono e permanência na educação profissional.
Abstract: Presenting the results of research that aimed to analyze, from the perspective of students and ex-students of concomitant and subsequent technical courses in industrial area, motivations and reasons that justify or explain the permanency or abandonment to their curses. Based on the conception of the work as a central category and educational principle, relied on references to Marx, Gramsci, Frigotto, Gadotti, Kuenzer and Paulo Freire, as well as Dubet, Rui Canário, Fornari, Baeta, Dore, among other authors from different sources and theoretical conceptions seeking dialogue between them and deepen the theoretical and ideological conflicts that permeate discussions on the school permanency or dropout. From a qualitative exploratory approach, the research involved both students persevering and who have dropped the concomitant courses in public institutions in Joinville e Jaraguá do Sul, in Santa Catarina, in the period between the 2nd semester of 2011 until the end of 2013, by the application of questionnaires and interviews. 270 persevering students responded to the questionnaire; of the students who had dropped out, 13 responded to the questionnaire and 10 were interviewed. The analysis of information was guided into categories relating to internal and external to school factors, didactic and pedagogical factors and public policies supporting school permanency, seeking the dialectical relationship between them. It is evidenced in this work the dearth of research on dropout and school permanency, particularly in professional education. The results have signaled there is a complex and contradictory relationship between the drivers of abandonment and permanency, sometimes appearing as motivators to stay and other times as drivers of abandonment, standing out among these those the relation established between teachers and educators and the relationship between work, study and family, which are presented as motivation for permanency and/or dropout. It was pointed out also that the current policies supporting permanency in the surveyed institutions are not recognized by students and identified as critical for school permanency, being characterized more like politics and income transfer than incentive to study. It has evidenced the need for further studies and research on the dropout and permanency in professional education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1030
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Coelho, Alexsandra Joelma Dal Pizzol_2014.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.