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Título: Balanceamento de uma linha de usinagem numa empresa de autopeças de Curitiba
Autor(es): Mibach, Fernando Augusto Reis
Campos, Leonardo André Malacário
Orientador(es): Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
Palavras-chave: Balanceamento de linha de montagem
Usinagem
Produção enxuta
Indústria automobilística
Assembly-line balancing
Machining
Lean manufacturing
Automobile industry and trade
Data do documento: 29-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIBACH, Fernando Augusto Reis; CAMPOS, Leonardo André Malacário. Balanceamento de uma linha de usinagem numa empresa de autopeças de Curitiba. 2013. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Dada a agressividade atual da concorrência na indústria automobilística, a análise e a melhoria contínua dos processos de produção são indispensáveis para a sustentação e ampliação do lucro das empresas, seguindo os conceitos de otimização e manufatura enxuta. No presente trabalho é tratada a eliminação dos desperdícios relacionados à ociosidade, resultantes do desbalanceamento das operações ao longo de uma linha de produção de uma empresa de usinagem de Curitiba. Primeiramente, foram levantadas em campo as tarefas de usinagem necessárias para a produção da peça e seus respectivos tempos nas operações em que são realizadas atualmente. O método de estimativa de tempos de usinagem, atualmente em uso na empresa, foi testado e validado, quando necessário, através do ajuste de alguns parâmetros. Dessa forma, foram obtidos os tempos das mesmas tarefas em diferentes operações. Algumas dessas tarefas possuem a necessidade de ocorrer em determinada sequência, então um diagrama de precedências, englobando todas as tarefas, foi elaborado. Também foram analisadas em campo as restrições na alocação das tarefas decorrentes da fixação da peça na máquina, a qual possibilita apenas a usinagem de determinadas faces. Além disso, algumas tarefas são restringidas por condições especiais do processo. Dessa forma, nem todas as tarefas podem ser realizadas em todas as operações. Com os dados dos tempos das tarefas, das restrições decorrentes do diagrama de precedências, da fixação da peça na máquina e das condições especiais do processo, o balanceamento foi realizado através do equacionamento apresentado no trabalho. Foram alcançados resultados significativos, como uma redução de aproximadamente 10% do tempo de ciclo e um menor desbalanceamento entre as operações. Por fim, esses resultados foram discutidos e outras melhorias propostas.
Abstract: Given the current aggressive competition in the automobile industry, the analysis and the continuous improvement of production processes are essential to sustaining and expanding corporate profits, following the concepts of lean manufacturing and optimization. In this work, the elimination of wasted times related to idleness is discussed, which is the result of unbalance of operations along a production line of a machining company in Curitiba. First, the data were collected in the factory floor, associated to the machining tasks required to produce the parts and their respective processing times. The estimation method of machining times, currently in use at the company, was tested and validated, whenever necessary, some parameters were adjusted. Thereby, the machining times of the same tasks in different equipment were obtained. Some of these tasks need to occur in a specific sequence, then a precedence relations diagram, encompassing all tasks, was elaborated. The restrictions on the assignment of tasks were also analyzed. They can happen due to device characteristics which limit machining only to certain tasks. Moreover, some tasks are constrained by special conditions of the process. Thus, not all the tasks can be performed on all the machines. Balancing of tasks was accomplished using a mathematical model presented in this work. Finally, the results were analyzed quantitatively and qualitatively, in relation to productivity gains and also to possible reductions costs. Significant results were obtained, as a reduction of approximately 10% of the cycle time and a lower unbalancing between operations. Finally, these results were discussed and other improvements were proposed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10327
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