Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10453
Título: Desenvolvimento de projeto e protótipo de dispositivo para armazenamento de bicicletas no interior de residências
Autor(es): Freitas, Felipe Ferreira
Matsubara, Kazuo Rafael
Basile, Pedro Augusto Pereira
Orientador(es): Cziulik, Carlos
Palavras-chave: Bicicletas
Armazenamento em casa
Projeto de produto
Engenharia mecânica
Bicycles
Storage in the home
Product design
Mechanical engineering
Data do documento: 28-Jul-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BASILE, Pedro Augusto Pereira; FREITAS, Felipe Ferreira; MATSUBARA, Kazuo Rafael. Desenvolvimento de projeto e protótipo de dispositivo para armazenamento de bicicletas no interior de residências. 2017. 203 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O uso da bicicleta vem sendo amplamente difundido em todo o país. A este crescimento no uso, está associado um aumento no número de furtos, o que leva uma parcela de usuários a preferir armazená-las em suas residências. Entretanto, essa armazenagem apresenta dificuldades, dadas a falta de espaço e a carência de dispositivos específicos. Para tentar superar essas limitações, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um dispositivo para armazenamento de bicicletas. O trabalho adota uma metodologia pautada no Design Thinking (DT), prevendo que usuários participem das etapas de desenvolvimento do produto; inicialmente, com entrevistas, e, ao final, testando os protótipos e fornecendo dados de retorno. Foram desenvolvidos grupos de conceitos, que, após refinamento, conforme a metodologia empregada, resultaram em oito modelos iniciais. Estes, passaram por um aperfeiçoamento iterativo, até a convergência para uma solução robusta e confiável. Orientado pelos Propagadores de Restrição, o Projeto Preliminar foi então desenvolvido, sendo que esta etapa se encerrou com o leiaute detalhado do conjunto, juntamente com a identificação dos componentes. Um protótipo final foi construído, utilizando técnicas de fabricação digital. Os testes realizados neste protótipo revelam que o sistema facilita o manuseio da bicicleta em seu armazenamento, traz economia de espaço no interior da residência e integra-se à decoração da residência de forma harmoniosa. Os resultados comprovaram que a abordagem metodológica Design Thinking teve grande influência na aceitação da solução proposta.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10453
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2017_1s_12.pdf16,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.