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Título: Efeito combinado de variáveis operacionais no ensaio de riscamento nas ligas de aço inoxidável 316L e Inconel 718
Título(s) alternativo(s): Combined effect of operational variables on scratch test on 316L stainless steel and Inconel 718
Autor(es): Piana, Bruno
Antonietto, Daniel Gozzo
Orientador(es): Pintaúde, Giuseppe
Palavras-chave: Aço inoxidável
Aço austenítico
Tribologia - Ensaio dos metais
Desgaste mecânico
Steel, Stainless
Austenitic steel
Tribology - Assaying
Mechanical wear
Data do documento: 26-Jun-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PIANA, Bruno; ANTONIETTO, Daniel Gozzo. Efeito combinado de variáveis operacionais no ensaio de riscamento nas ligas de aço inoxidável 316L e Inconel 718. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento tribológico das ligas de aço 316L e INCONEL 718, sob efeito de variáveis, em um ensaio de riscamento linear. O material a ser ensaiado foi selecionado em razão de seu elevado coeficiente de encruamento, o que não favorece o aparecimento excessivo da morfologia de formação de bordas. Utilizando variadas combinações de parâmetros, tais como comprimento dos riscos variáveis e taxas de carregamento distintas, foram produzidos os riscos formados nas superfícies das amostras. Baseando-se na Norma ASTM G171 e operando o tribômetro disponível no LASC - UTFPR, foram realizados os ensaios de riscamento na superfície. Os resultados mostram que, ao seguir os scripts inseridos no software, o tribômetro não cumpre o passa-a-passo de maneira uniforme, expondo os resultados obtidos a diversas variações.
Abstract: This study aims to evaluate the tribological behavior of 316L stainless steel and INCONEL 718 under various effects in a linear scratch test. The material to be tested was selected due to its hardening coefficient, which does not benefit the appearance of the edge formation in its morphology. Using various combinations of parameters, such as lane sizes and loading rates, scratches on the samples surface were made. Based on ASTM G171 Standard and operating the tribometer available at LASC - UTFPR, the scratch test was performed. Subsequently, using an interferometer, the data were collected and analyzed. The results showed that, following the scripts uploaded in the software, the tribometer does not follow the step-by-step uniformly and the results of the component had several variations.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10604
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