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Título: Os preceitos da sustentabilidade na gestão empresarial: um estudo correlacional sob o viés da percepção de gestores e colaboradores de empresas da região sudoeste do Paraná
Autor(es): Huppes, Leila Cristina
Orientador(es): Zorel Junior, Henrique Emilio
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Planejamento empresarial
Sustainable development
Sustainability
Business planning
Data do documento: 22-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: HUPPES, Leila Cristina. Os preceitos da sustentabilidade na gestão empresarial: um estudo correlacional sob o viés da percepção de gestores e colaboradores de empresas da região sudoeste do Paraná. 2014. 95 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Uma abordagem premente que está transformando os negócios é o desenvolvimento sustentável, apoiado no tripé econômico, ambiental e social. Nesse contexto, emergem novas regras na competitividade entre empresas, movidas principalmente pelas mudanças nos padrões de comportamento do consumidor e exigindo a adaptação empresarial quanto aos paradigmas contemporâneos de gestão. O tema sustentabilidade apresenta-se como uma estratégia empresarial competitiva, porém, conceitualmente é debatido e controverso entre as diversas correntes de pesquisadores, especialistas e empresários. Uma outra indagação que se faz é quanto ao entendimento dos colaboradores e gestores em relação à concepção da sustentabilidade, e se os objetivos organizacionais estão alinhados para esse propósito. Com o intuito de investigar esses diferentes aspectos, a presente dissertação traz um estudo empírico e teórico sobre sustentabilidade empresarial, cuja proposta foi identificar as percepções sobre empreendimento sustentável na opinião de gestores e colaboradores de quatro relevantes empresas de diferentes segmentos da Região Sudoeste do Paraná. Quanto ao aspecto metodológico tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, onde se fez o uso de método estatístico não paramétrico para analisar a associação entre as respostas dos diversos colaboradores. Além disso, foram realizadas entrevistas com os gestores para confrontar e comparar as suas opiniões com as respostas dos colaboradores. O resultado global do estudo demonstrou que, de um modo geral, os indivíduos expressam um saber limitado sobre sustentabilidade, predispondo uma preocupação maior para os aspectos econômicos e financeiros, que para os atributos sociais e ambientais. Contudo, foi possível identificar várias ações tanto sociais, quanto ambientais que já vem sendo desenvolvidas nas empresas pesquisadas. Percebeu-se também com a pesquisa, que a maior compreensão de sustentabilidade empresarial encontra-se nos níveis de direção e gerenciais das empresas, e que muitas vezes essa política não é repassada de forma clara para todos os colaboradores.
Abstract: Sustainable development, a pressing approach, has changed businesses meaningfully and is based on economic, environmental and social bottom lines. Upon this context, new rules on business competition come up, supported especially by the changes in the standards of consumers’ behavior; demanding the company to adjust to new management paradigms. Sustainability is regarded as strategy for business competition however; the concept seems to be still controversial among researchers, experts and businesspeople. It is also in point of discussion how much managers and employees understand the idea of sustainability and whether companies are overlooking this goal or not. The present dissertation aims to analyze these aspects through an empirical and theoretical study. Its purpose, in a nutshell, is to identify managers’ and employees’ knowledge about corporate sustainability, in four major companies, from both industrial and commercial segments, in Southwest Paraná. The method adopted is quantitative and qualitative; nonparametric statistics were used to compare the answer of all interviewed employees. Managers have also been interviewed and their answers confronted the employees’. The general outcome of the study showed that most individuals in this context have a limited knowledge about the concept of sustainability, worrying more about its financial impacts than the environmental ones. Nevertheless, it was possible to identify diverse actions, social and environment-related, which have been put into practice by the companies. The research determined that the idea of sustainability is clearer among managers, mostly because it is not usually brought to employees and other individuals involved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1115
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