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Título: Educação ambiental: representações sociais e práticas pedagógicas em cursos de formação de professores
Autor(es): Silva, Lucivânia Francini da
Orientador(es): Teixeira, Edival Sebastião
Palavras-chave: Educação ambiental - Estudo e ensino
Professores de ciência - Formação
Prática de ensino
Environmental education - Study and teaching
Science teachers - Training of
Student teaching
Data do documento: 7-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Lucivânia Francini da. Educação ambiental: representações sociais e práticas pedagógicas em cursos de formação de professores. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: A presente investigação privilegiou o estudo sobre a formação do educador ambiental e, para isso, objetivou identificar e analisar as relações entre representações sociais sobre educação ambiental e as práticas pedagógicas desenvolvidas por docentes de cursos de licenciatura de duas universidades federais, localizadas na região sudoeste do Paraná. Primeiramente o trabalho foi referenciado com abordagem teórica em que autores elucidam sobre o percurso histórico da educação ambiental no Brasil, desde o seu surgimento até sua manifestação nas políticas públicas brasileiras; os fundamentos da educação ambiental na vertente conservadora e na vertente crítica, trazendo uma abordagem também sobre a questão da formação do educador ambiental nas licenciaturas. Na sequência foram tratados dos procedimentos metodológicos utilizados na investigação, e discutiu-se a pertinência da teoria das representações sociais nos estudos sobre práticas pedagógicas de educação ambiental. Os dados foram coletados mediante aplicação de questionários elaborados especificamente para o estudo, sendo um destinado aos professores, composto por questões de identificação, uma questão de evocação livre mediante termo indutor Educação Ambiental e questões dissertativas nas quais os sujeitos deveriam justificar as evocações induzidas pelo termo indutor e escrever suas concepções de educação ambiental; e outro destinado aos alunos dos respectivos professores e cursos investigados, composto também de três partes, sendo a primeira parte de identificação, a segunda parte composta por duas questões de evocação livre, cujos termos indutores eram Meio Ambiente e Educação Ambiental e questões dissertativas nas quais os sujeitos deveriam justificar as evocações induzidas pelos respectivos termos indutores. Foram analisados também os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura pesquisados. Para a análise e discussão das questões de evocação livre utilizou-se a teoria do núcleo central e para as questões dissertativas as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. Os resultados indicaram que os docentes pesquisados representam socialmente a educação ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas cuja finalidade é o desenvolvimento de atitudes, valores e condutas em favor da preservação ambiental, tendo em vista a sustentabilidade, de modo que essas representações sociais estão diretamente relacionadas com suas práticas pedagógicas de educação ambiental, informadas por eles mesmos, ou informadas através dos relatos dos estudantes. Evidenciaram-se relações entre as representações sociais sobre educação ambiental identificadas e as práticas pedagógicas dos docentes pesquisados.
Abstract: This research study focused on the preparation of environmental educators and, therefore, aimed to identify and analyze the relationships between social representations of environmental education and teaching practices developed by teachers of undergraduate courses in two federal universities, located in the southwest region of the Paraná. First the work was referenced with theoretical approach in which authors elucidate about the historical background of environmental education in Brazil, from its inception until its manifestation in Brazilian public policies; the fundamentals of environmental education in the conservative strand and critical stance, bringing an approach also about the issue of training of environmental educators in degrees. Following were treated the methodological procedures used in research, and discussed the relevance of the theory of social representations in studies on pedagogical practices of environmental education. Data were collected by means of questionnaires developed specifically for the study, one for teachers, consisting of identification issues, a matter of free recall by inducing termEnvironmental Education and essay questions in which subjects should justify induced evocations by the term inductor and write their conceptions of environmental education; and another for students of their teachers and courses surveyed, also composed of three parts, the first part of the identification, the second part consists of two issues free recall, whose terms were inducers Environment and Environmental Education and essay questions in which the subjects should justify induced by the respective inductors terms evocations. Also Political Pedagogical Project of undergraduate courses surveyed were analyzed. For analysis and discussion of the issues of free recall used the central core theory and essay questions for the techniques of content analysis and document analysis. The results indicated that teachers surveyed represent socially environmental education as a set of pedagogical practices whose purpose is the development of attitudes, values and behaviors in favor of environmental protection, with a view to sustainability, so that these social representations are directly related with their teaching environmental education, informed by themselves, or informed via reports of students. Showed up relations between the social representations of identified environmental education and the pedagogical practices of teachers surveyed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1120
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