Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11275
Título: Produtividade de aveia preta (avena strigosa schreb) sob diferentes coeficientes de uniformidade de aplicação de água
Autor(es): Lorensetti, Cassiano Albino
Orientador(es): Henrique, Douglas Sampaio
Palavras-chave: Aveia
Aveia - Cultivo
Aveia - Irrigação
Oats
Oats - Planting
Oats - Irrigation
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: LORENSETTI, Cassiano Albino. Produtividade de aveia preta (avena strigosa schreb) sob diferentes coeficientes de uniformidade de aplicação de água. 2011, 26 f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Dois Vizinhos, 2011.
Resumo: O experimento foi desenvolvido em São Jorge D’Oeste. A semeadura da aveia preta foi realizada em 26 de abril, com uma densidade de semeadura de 80 kg ha-1, adubação de base de 145 kg ha-1, na fórmula 10-20-12 e adubação de cobertura foi de 75 kg ha-1 de nitrogênio (N). A irrigação é composta por um motor de 12,5 cv acoplado a uma bomba de dois estágios, instaladas em um depósito com capacidade para 780 m3. Para o manejo da irrigação, foi utilizado o método de evapotranspiração proposto por Priestley & Taylor (1972). Os dados de radiação solar diária, fluxo total diário de calor no solo e temperatura do ar, obtidos através da estação meteorológica automática localizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Para calcular a uniformidade de aplicação utilizou-se o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). As amostras coletadas foram levadas ao laboratório de bromatologia da UTFPR-DV, para mensuração das análises propostas. A produção total de MS encontrada na área com 0% de uniformidade (sem irrigação) foi de 4.154 kg MS ha-1, já a média na área irrigada (33, 66 e 100% de uniformidade) foi de 5.378 kg MS ha-1. O teor de MS foi decresecente até o terceiro corte, depois tornou a aumentar. Teores de FDA e FDN variaram entre os cortes e não sofreram influência da irrigação. A produção de MS ha-1 aumentou 22,75% no sistema irrigado. Os teores de FDN e FDA não variam com a utilização da irrigação. A variação no teor de MS não teve influencia da irrigação. Os teores de MM e MO também não variaram com a utilização da irrigação.
Abstract: O experimento foi desenvolvido em São Jorge D’Oeste. A semeadura da aveia preta foi realizada em 26 de abril, com uma densidade de semeadura de 80 kg ha-1, adubação de base de 145 kg ha-1, na fórmula 10-20-12 e adubação de cobertura foi de 75 kg ha-1 de nitrogênio (N). A irrigação é composta por um motor de 12,5 cv acoplado a uma bomba de dois estágios, instaladas em um depósito com capacidade para 780 m3. Para o manejo da irrigação, foi utilizado o método de evapotranspiração proposto por Priestley & Taylor (1972). Os dados de radiação solar diária, fluxo total diário de calor no solo e temperatura do ar, obtidos através da estação meteorológica automática localizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Para calcular a uniformidade de aplicação utilizou-se o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC). As amostras coletadas foram levadas ao laboratório de bromatologia da UTFPR-DV, para mensuração das análises propostas. A produção total de MS encontrada na área com 0% de uniformidade (sem irrigação) foi de 4.154 kg MS ha-1, já a média na área irrigada (33, 66 e 100% de uniformidade) foi de 5.378 kg MS ha-1. O teor de MS foi decresecente até o terceiro corte, depois tornou a aumentar. Teores de FDA e FDN variaram entre os cortes e não sofreram influência da irrigação. A produção de MS ha-1 aumentou 22,75% no sistema irrigado. Os teores de FDN e FDA não variam com a utilização da irrigação. A variação no teor de MS não teve influencia da irrigação. Os teores de MM e MO também não variaram com a utilização da irrigação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11275
Aparece nas coleções:DV - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COZOO_2011_2_05.pdf551,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.