Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11579
Título: Ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino de probabilidade e estatística
Autor(es): Oliveira, Felipe de
Orientador(es): Oro, Sheila Regina
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino à distância
Estatística
Probabilidades
Learning strategies
Distance education
Statistics
Probabilities
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: OLIVEIRA, Felipe de. Ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino de probabilidade e estatística. 2017. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.
Resumo: Um levantamento realizado através de conversas entre alunos e professores na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Francisco Beltrão, relacionado a disciplina de Probabilidade e Estatística, serviu para identificar a falta de atividades a distância, a fim de auxílio aos conteúdos da disciplina. Neste contexto, surgiu a ideia de utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem, previamente desenvolvido, onde fosse possível inserir e modificar questões sobre os assuntos relacionados à disciplina. Primeiramente foram levantados os conteúdos da disciplina, e em seguida foram selecionadas atividades a partir das referências bibliográficas constantes no Plano de Ensino, inserindo ambos no AVA(Ambiente Virtual de Aprendizagem). Na plataforma utilizada, foram realizadas adaptações por meio de sugestões dos professores da disciplina, onde fosse possível ver e avaliar o desempenho dos alunos conforme o decorrer da disciplina. Obteve-se então um Ambiente Virtual de Aprendizagem, com seu foco totalmente voltado ao apoio à disciplina de Probabilidade e Estatística.
Abstract: A survey conducted through conversations between students and teachers at the Federal Technological University of Paraná - Câmpus Francisco Beltrão, related to the Probability and Statistics discipline, served to identify the lack of distance activities in order to aid the contents of the discipline. In this context, the idea of using a previously developed Virtual Learning Environment appeared, where it was possible to insert and modify questions about subjects related to the discipline. Firstly, the contents of the subject were raised, and then activities were selected from the bibliographical references in the Teaching Plan, both of which were inserted in the AVA (Virtual Learning Environment). In the platform used, adaptations were made through suggestions of the teachers of the discipline, where it was possible to see and evaluate the performance of the students as the course of the course. A Virtual Learning Environment was obtained, with its focus entirely on supporting the discipline of Probability and Statistics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11579
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_04.pdf985,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.