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Título: Projeto mecânico de um dinamômetro inercial para análise do veículo de alta eficiência energética da equipe UTECO
Título(s) alternativo(s): Mechanical project of an inertia dynamometer for analysis of a high energy efficiency vehicle
Autor(es): Flegler, Lucas Aguilar
Orientador(es): Nunez, David Lira
Palavras-chave: Medição
Projetos de engenharia
Engenharia mecânica
Measurement
Engineering design
Mechanical engineering
Data do documento: 4-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: FLEGLER, Lucas Aguilar. Projeto mecânico de um dinamômetro inercial para análise do veículo de alta eficiência energética da equipe UTECO 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2019.
Resumo: O presente trabalho trata de um projeto que analisa a transmissão de um dinamômetro inercial, com a finalidade de obter o torque e a potência de um veículo protótipo à combustão interna para obter uma melhor eficiência energética num veículo de pequeno porte. O veículo em questão é desenvolvido como um projeto de extensão da UTFPR-GP, e participa da competição Shell Eco-Marathon. Nesse contexto, o trabalho levanta fundamentos teóricos como princípios físicos da mecânica, estado da arte de dinamômetros inerciais, noções básicas de alguns dispositivos eletrônicos e a ferramenta DFMEA como pilar na condução do desenvolvimento da proposta de TCC, que auxiliará na criação do projeto final. O trabalho conta com o auxílio de softwares para a elaboração de desenhos técnicos, modelagem em 3D e simulações virtuais, para uma futura fabricação. Como considerações finais, acredita-se que os resultados obtidos sejam satisfatórios, devido à confiabilidade no método utilizado, por meio de ferramentas consolidadas em projetos mecânicos, contribuindo para uma melhor eficiência energética do veículo, e suportando todas as cargas necessárias para seu correto funcionamento.
Abstract: The present work is about a project that analyzes an inertia dynamometer transmission, with the goal of get the torque and power of an internal combustion prototype vehicle to reach a better energetic efficiency of a small size vehicle. This vehicle is developed as an extension project at UTFPR-GP, and participates at the Shell Eco-marathon competition. In this context, the work approaches theoretical studies as physical principles of mechanics, state of art of the inertia dynamometers, basics studies of some electronic devices and the tool DFMEA as a cornerstone on the conduction of the development of this work that will help on the final creation of the project. The work counts with the support of softwares for the elaboration of technical drawings, 3D modeling and virtual simulations, for a future real fabrication. As final considerations, it’s believable that the obtained results are satisfactory, due to the confiability on the methods used, with consolidated tools in industrial projects, assisting for a better energetic efficiency of the vehicle, and supporting all the necessary loads for its proper operation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11824
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