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Título: Instalação de microempresa de alimentos: adequações à legislação
Título(s) alternativo(s): Micro business installation of food: regulatory compliance
Autor(es): Bonfim, Ingrid Andrade
Augusto, Matheus Assis
Orientador(es): Carvalho, Paulo de Tarso
Palavras-chave: Vigilância sanitária
Assessoria empresarial
Alimentos - Indústria - Controle de qualidade
Tecnologia de Alimentos
Public health surveillance
Executive coaching
Food industry and trade - Quality control
Data do documento: 28-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: BONFIM, Ingrid Andrade; AUGUSTO, Matheus Assis. Instalação de microempresa de alimentos: adequações à legislação. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: Com o aumento das micro e pequenas empresas, os serviços de alimentação no Brasil vêm crescendo significativamente. Entretanto, muitos empreendedores do setor não detêm de conhecimento sobre as exigências da legislação brasileira que precisam ser atendidas na área de vigilância sanitária e carecem do auxílio de profissionais da área. Assim, este trabalho teve como objetivo apresentar os benefícios da assessoria de um Tecnólogo de alimentos em um estabelecimento por meio da implantação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) em uma microempresa do ramo de panificação e confeitaria de produtos saudáveis em fase de instalação. Inicialmente foi aplicado um check-list baseado nas RDC nº 216/04 e 275/02 da ANVISA que contemplam todos os requisitos para o funcionamento adequado de um serviço de alimentação com relação às BPFs e a estrutura do local. Depois de avaliado os resultados do check-list, foi elaborado um plano de ação das adequações necessárias, incluindo a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação e uma oficina de conscientização sobre a importância das BPFs para os manipuladores. A fim de mensurar os resultados, reaplicou-se o check-list e obteve-se o efeito desta implantação no estabelecimento. A partir dos índices de não conformidade x conformidade, foi avaliado a efetiva implantação das BPFs na empresa em questão, visto que os percentuais de não conformidade caíram de 54,5% para 9,5%.
Abstract: With the increase of micro and small companies, food services in Brazil have been growing significantly. However, many entrepreneurs in the sector are not aware of the requirements of Brazilian legislation that need to be met in the area of health surveillance and need the assistance of professionals in the area. Thus, this paper aimed to present the benefits of the advice of a food technologist in an establishment through the implementation of Good Manufacturing Practices (GMP) in a bakery and confectionery micro-enterprise of healthy products in the installation phase. Initially, a checklist based on ANVISA RDC nº. 216/04 and 275/02 was applied, which covers all requirements for the proper functioning of a food service in relation to GMP and site structure. After evaluating the results of the checklist, an action plan of the necessary adaptations was prepared, including the elaboration of the Good Manufacturing Practices Manual and an awareness workshop about the importance of GMP for handlers. In order to measure the results, the checklist was reapplied and the effect of this implementation on the establishment was obtained. From the non-compliance x compliance indices, the effective implementation of GMP in the company in question was evaluated, as the percentages of non-compliance dropped from 54.5% to 9.5%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12383
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