Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRos, Mônica Cristina Lunkes da
dc.date.accessioned2020-11-16T13:51:15Z-
dc.date.available2020-11-16T13:51:15Z-
dc.date.issued2018-06-14
dc.identifier.citationROS, Mônica Cristina Lunkes da. Análise de viabilidade econômica de ampliação de uma empresa de marketing e publicidade localizada no oeste do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12746-
dc.description.abstractThe research carried out had the purpose of auxiliary in the survey of the options between the expansion of the current space and the construction of a new headquarters of a company of the segment of visual communication located in the west of Paraná. Data collection was done through semi-structured interviews, informal conversations, visits and follow-up of the work performed. At first, the physical arrangement analysis was performed by the Müther method, the Systemic Layout Planning (SLP). The interrelationship diagram was filled and the flow of material together with the company preferences resulted in two plants, one for enlargement and another to New Headquarters, which was used as the basis for the cost of the work through the Basic Unit Cost of the Brazilian Chamber of Construction Industry, to quantify in the initial investment. For the construction of the cash flow, was collected the information for the year 2017 for the formulation the first year and for the following years the averages of the rates used in the last ten years. The economic viability presented an available value of R $ 844,890.49 for the initial investment, which resulted in a Uniform Annual Equivalent Cost and the Net Present Value equal to zero, that is, the balance point between profit and loss.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectFeasibility studiespt_BR
dc.subjectCost controlpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.titleAnálise de viabilidade econômica de ampliação de uma empresa de marketing e publicidade localizada no oeste do Paranápt_BR
dc.title.alternativeEconomic viability analysis of an expansion of a marketing and advertising company located in west of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa realizada teve por finalidade auxiliar no levantamento das opções entre a ampliação do espaço atual ou a construção de uma nova sede de uma empresa do segmento de comunicação visual localizada no oeste do Paraná. O levantamento de dados se fez por meio de entrevista semiestruturada, conversas informais, visitas e acompanhamento dos trabalhos realizados. A princípio foi executado a análise de arranjo físico pelo método de Müther o SLP (Systemic Layout Planning), sendo preenchido o diagrama de inter-relação, montado o fluxo de material que junto com as preferencias da empresa resultaram em duas plantas, uma para ampliação e outra para Nova Sede, que utilizou-se como base para o levantamento do custo da obra através do CUB (Custo Unitário Básico) da Câmara Brasileira da Industria da Construção (CBIC), para ser quantificado no investimento inicial. Para a construção do fluxo de caixa, foram coletadas as informações do ano de 2017 para a formulação do primeiro ano e para os anos seguintes as médias das taxas utilizadas nos últimos dez anos. A viabilidade econômica apresentou um valor disponível de R$ 844.890,49 para o investimento inicial o que acarretou em um Custo Anual Uniforme Equivalente e o Valor Presente Líquido igual a zero, ou seja, alcançou-se o ponto de equilíbrio entre lucro e prejuízo do projeto.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.advisor-co1Fank, Lotário
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Fank, Lotário
dc.contributor.referee3Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee4Fernandes, Carlos Aparecido
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
viabilidadeeconomicaempresamarketing.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.