Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1278
Título: Visualização via Maple 12 de uma função contínua em toda a reta real que não possui derivada em ponto algum do domínio
Autor(es): Lobeiro, Adilandri Mércio
Corrêa, Wellington José
Macowski, Diogo Heron
Silva, Sara Coelho
Gramani, Liliana Madalena
Palavras-chave: Weierstrass, Pontos de
Funções (Matemática)
Algorítmos
Weierstrass points
Functions
Algorithms
Data do documento: 2010
Câmpus: Campo Mourao
Curitiba
Citação: LOBEIRO, Adilandri Mércio et al. Visualização via Maple 12 de uma função contínua em toda a reta real que não posssui derivada em ponto algum do domínio. In: CONGRESSO NACIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL, 33., 2010, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos... Águas de Lindóia, 2010. Disponível em: <http://www.sbmac.org.br/eventos/cnmac/xxxiii_cnmac/pdf/312.pdf >. Acesso em: 17 jun. 2015.
Resumo: Apresenta-se a função de Weierstrass a qual induz a implementação de uma outra função de características semelhantes que é representada por uma soma finita de funções reais. Devido ao fato das somas parciais dessas funções reais envolverem domínios diferentes, tornou-se manualmente impraticável a obtenção destas somas quando o número de funções é grande. Neste caso, a disponibilidade de tecnologia com o uso do Maple 12 torna-se adequada para a visualização geométrica do gráfico destas somas parciais. Então construiu-se um algoritmo que gerou as funções cujos gráficos induzem visualmente ao gráfico de uma função contínua em toda reta real que não possui derivada em ponto algum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1278
ISSN: 1984820X
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNMAC_Lobeiro, Adilandri Mércio_2010.pdf
  Disponível a partir de 4999-12-31
677,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.