Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1279
Título: Resolução da modelagem de um circuito RC por meio de uma maplet programada via software Maple 15
Autor(es): Gonzatto, Oilson Alberto Junior
Oliveira, Hércules Alves
Lobeiro, Adilandri Mércio
Palavras-chave: Equações diferenciais
Software de aplicação
Circuitos elétricos
Differential equations
Application software
Electric circuits
Data do documento: 2011
Câmpus: Campo Mourao
Citação: Gonzatto, Oilson Alberto Junior et al. Resolução da modelagem de um circuito RC por meio de uma maplet programada via software Maple 15. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 6., 2011, Campo Mourão. Anais eletrônicos... Campo Mourão, 2011. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/nupem/anais_vi_epct/PDF/ciencias_exatas/20-GONZATTO_OLIVEIRA_LOBEIRO.pdf >. Acesso em: 17 jun. 2015.
Resumo: Neste trabalho apresenta-se o conceito de uma Equação Diferencial, seguida da conceituação de uma Equação Diferencial Ordinária Separável (EDO Separável) e seus métodos de solução. Em seguida dá-se um exemplo da modelagem matemática de um fenômeno físico para agregar a teoria à prática, o conhecido Circuito RC, que envolve a teoria das Equações Diferenciais. Encontra-se a Solução Geral Implícita e Explícita, seguida da resolução um Problema do Valor Inicial (PVI) para a dedução de uma fórmula conhecida da física, após isso, apresenta-se a Maplet programada via software Maple 15, que direciona o usuário durante as etapas da resolução de uma EDO Separável, e em especial, neste trabalho, na dedução da referida fórmula física.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1279
ISSN: 19816480
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPCT_Gonzatto, Oilson Alberto Junior_2011.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.