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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFinkler, Bruna Kastner Olivi
dc.creatorLourenço Junior, Gerson
dc.date.accessioned2020-11-16T13:54:26Z-
dc.date.available2020-11-16T13:54:26Z-
dc.date.issued2019-06-17
dc.identifier.citationFINKLER, Bruna Kastner Olivi; LOURENÇO JUNIOR, Gerson. Aplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12829-
dc.description.abstractThe persuit of cost reduction and increased competitiveness has been a major challenge at the corporate level. Thus, the ability to forecast future data becomes a tool of great importance within a company. For the elaboration of this work, the company was divided between the sectors of air conditioners and radiators. From this, the three best-selling products in the last four years were selected, resulting in six data series. With this, a comparison was made between the methods of forecasting demand: Moving averages, Holt-Winters and ARMA. For three of the six products, being compressor, evaporator and additive, the model that presented the smallest error in the adjustment was the Moving averages, for the other products, which are condenser, radiator and plastic box, the model with the best fit was the ARMA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise de séries temporaispt_BR
dc.subjectPrevisão de negóciospt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectTime-series analysispt_BR
dc.subjectBusiness forecastingpt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.titleAplicação de métodos de previsão de demanda em uma empresa de serviços automotivos no Paranápt_BR
dc.title.alternativeApplication of methods of forecast of demand in a company of automotive services of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA busca pela redução de custos e o aumento da competitividade vem sendo um grande desafio no âmbito empresarial. Sendo assim, a capacidade de prever dados futuros torna-se uma ferramenta de grande importância dentro de uma empresa. Para a elaboração deste trabalho, a empresa foi dividida entre os setores de condicionadores de ar e de radiadores. A partir disto, foram selecionados os três produtos mais vendidos nos últimos quatro anos, resultando em seis séries de dados. Com isto, foi feito um comparativo entre os métodos de previsão de demanda: Médias móveis, Holt-Winters e ARMA. Para três dos seis produtos, sendo eles compressor, evaporador e aditivo, o modelo que apresentou o menor erro no ajuste foi o de Médias móveis, já para os demais produtos, que são condensador e caixa plástica, o modelo com o melhor ajuste foi o ARMA.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Kunh, Peterson Diego
dc.contributor.advisor-co1Corrêa, Jairo Marlon
dc.contributor.referee1Kunh, Peterson Diego
dc.contributor.referee2Corrêa, Jairo Marlon
dc.contributor.referee3Thomaz, Diego Venâncio
dc.contributor.referee4Pasa, Carine Cristiane Machado Urbim
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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