Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13379
Título: Aplicação do princípio da separação de interesses no desenvolvimento de procedimentos armazenados em banco de dados Oracle
Título(s) alternativo(s): The principle of separation of concerns in developing stored procedures in Oracle database
Autor(es): Alchieri, Jorge Valdir
Orientador(es): Bazzi, Claudio Leones
Palavras-chave: Engenharia de software
Software - Manutenção
Padrões de software
Software engineering
Software maintenance
Software patterns
Data do documento: 8-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALCHIERI, Jorge Valdir. Aplicação do princípio da separação de interesses no desenvolvimento de procedimentos armazenados em banco de dados Oracle. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise em Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo evidenciar através da aplicação de métricas de código fonte e do princípio da separação de interesses a eficiência na utilização dos procedimentos armazenados em banco de dados Oracle. Para isso será desenvolvido um estudo teórico de todos os itens necessários para que se possa obter um resultado de eficiência na utilização dos procedimentos. Posteriormente serão apresentados alguns procedimentos fazendo uso da separação de interesses e aplicadas as métricas sobre os mesmos para no final obter o resultado da eficiência no uso da separação de interesses em procedimentos armazenados em banco de dados Oracle.
Abstract: This work aims to show through the application source code metrics and the principle of separation of concerns the effcient use of stored procedures in Oracle database. For it will develop a theoretical study of all the necessary items só that we can get a result of efficient use of procedures. After that will be presented some procedures making use of separation of concerns and applied metrics on them to get the result at the end of the efficient use of separation of concerns in stored procedures in Oracle database.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13379
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COADS_2015_1_10.pdf605,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.