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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLourenço Junior, Gerson
dc.creatorMarques, Paulo Henrique Coutinho
dc.date.accessioned2020-11-16T15:07:06Z-
dc.date.available2020-11-16T15:07:06Z-
dc.date.issued2012-07-03
dc.identifier.citationLOURENÇO JUNIOR, Gerson; MARQUES, Paulo Henrique Coutinho. Projeto e execução de um freio mecânico automatizado. 2012. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13713-
dc.description.abstractThis research is the design and implementation of a braking device coupled to an induction electric motor. To implement this study we used a mechanical brake disc, which when clicked produces the braking of the motor and therefore produces the same mechanical load. A conventional disc brake pads has to compress the disc, hydraulically transmitting the force of forceps by a main hydraulic cylinder which is driven by varying the pressure applied to an air cylinder attached to it. The variation of pressure in the pneumatic cylinder causes the brake and application of mechanical load to the engine can therefore be varied by increasing or by reducing the pressure value applied in the cylinder. The pressure and therefore the brake can be done manually by a conventional pressure regulator automatically or by PLC, and with the aid of a proportional valve. Using Easy Soft CoDeSys, utilized software for the development of programming plc, was created a monitoring system that allows the user access to a man-machine interface. With this interface can drive up to five types of motor starts, increase or decrease the pressure of the pneumatic cylinder and the mechanical load, and also enable the visualization of the behavior of current in the three motor phases depending on the type of the selected starting. The brake and all its electromechanical assembly, called bench brake was tested for different types of mechanical loading and departure. The responses to the application of mechanical load to the engine proved to be satisfactory, so the bench can be used in practical classes of electrical drives because it allows the visualization of the behavior of the chain for the various types of game with no load, rated load and overload applied to the motor shaft.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectFreiospt_BR
dc.subjectControladores programáveispt_BR
dc.subjectMotores elétricos de induçãopt_BR
dc.subjectBrakespt_BR
dc.subjectProgrammable controllerspt_BR
dc.subjectElectric motors, Inductionpt_BR
dc.titleProjeto e execução de um freio mecânico automatizadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste no projeto e execução de um dispositivo de frenagem acoplado a um motor elétrico de indução. Para a execução deste trabalho foi utilizado um freio mecânico a disco, que ao ser acionado produz a frenagem do motor e por consequência produz carga mecânica ao mesmo. Um freio a disco convencional possui pastilhas que comprimem o disco, transmitindo a força hidraulicamente através de uma pinça por intermédio de um cilindro hidráulico principal. O cilindro hidráulico principal é acionado através da variação de pressão aplicada a um cilindro pneumático acoplado ao mesmo. A variação da pressão no cilindro pneumático provoca a frenagem e a aplicação de carga mecânica ao motor que pode, portanto, ser variada com o aumento ou com a diminuição do valor de pressão aplicada neste cilindro. O controle da pressão e, portanto do freio, pode ser feita de forma manual através de um regulador de pressão convencional ou de forma automática via CLP e com o auxílio de uma válvula proporcional. Com o uso do software Easy Soft Codesys utilizado para o desenvolvimento da programação do CLP, foi criado um sistema de supervisão que permite ao usuário o acesso a uma interface homem-máquina. Com essa interface é possível acionar até cinco tipos de partidas do motor, aumentar ou diminuir a pressão do cilindro pneumático e da carga mecânica, além de permitir também a visualização do comportamento da corrente nas três fases do motor dependendo do tipo da partida selecionada. O freio e toda a sua montagem eletromecânica, denominada bancada do freio, foi ensaiada para diferentes tipos de partida e carga mecânica. As respostas da aplicação de carga mecânica ao motor mostraram-se satisfatórias, logo a bancada pode ser utilizada em aulas práticas de acionamentos de máquinas elétricas, pois permite a visualização do comportamento da corrente para os diversos tipos de partida com carga nula, carga nominal e sobrecarga aplicada ao eixo do motor.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Giovano
dc.contributor.advisor-co1Marchetti, Ivair
dc.subject.cnpqTecnologia em Manutenção Industrialpt_BR
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