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Título: Entraves e perspectivas em agroindústrias olerícolas: um estudo de caso com famílias agricultoras do sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Obstacles and perspectives in oleraceous agro-industry: a study of case with agricultural families from the southwest of Paraná
Autor(es): Hoffmann, Luana Pasa
Orientador(es): Vargas, Thiago de Oliveira
Palavras-chave: Agricultura familiar
Agroindústria
Olericultura
Family farms
Agricultural industries
Vegetable gardening
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: HOFFMANN, Luana Pasa. Entraves e perspectivas em agroindústrias olerícolas: um estudo de caso com famílias agricultoras do sudoeste do Paraná. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Os hábitos alimentares dos consumidores vem mudando ao longo do tempo, cada vez mais, vemos a busca por alimentos denominados saudáveis, como frutas e hortaliças, in natura ou processadas. Atentos a esta alteração no consumo, alguns agricultores passaram a investir em olerícolas dentro das propriedades, como forma de diversificar a produção e complementar a renda das famílias. A atividade por si só é altamente lucrativa, contudo o processamento mínimo destes alimentos, eleva o lucro das famílias, através da agregação de valor dos produtos finais, surgem então as Agroindústrias Familiares Rurais dentro das unidades de produção, quebrando a lógica pensante de que o meio rural é exclusivamente produtor de matéria-prima, e mostrando que este pode ser detentor de todo o processo produtivo. Pensando neste setor de produção, é que surgiu este trabalho, pois a agroindustrialização dos alimentos, requer atenção e estudos, que auxiliem os agricultores a cada vez mais expandirem os seus empreendimentos. Os objetivos deste trabalho são portanto, Realizar um levantamento de entraves e perspectivas, de três agroindústrias familiares rurais, formalizadas para comercialização de alimentos processados à base de hortaliças no Sudoeste do Paraná. Caracterizar estas agroindústrias, e identificar as principais dificuldades com a produção, assistência técnica e comercialização. Para realizar a pesquisa, adotou-se o método de estudo de caso, com a realização de entrevistas semiestruturadas, com três agroindústrias localizadas no Sudoeste do estado do Paraná, e posterior, análise de conteúdo dos relatos. Os maiores entraves observados nas três unidades de produção foram a falta de assistência técnica particular; falta de mão de obra para o processo produtivo e administrativo; produção insuficiente; falta de carros adaptados; longo tempo entre a embalagem e entrega dos produtos; a necessidade de um comércio direcionado para insumos do setor hortícola na região; tecnologias simplificadas, como software e aplicativos, que permitam melhorar a gestão financeira das Agroindústrias, além de ferramentas que possibilitem aumentar o faturamento com os recursos que se têm disponíveis nas unidades de produção.
Abstract: The eating habits of the consumers have been changing over time, more and more, we see the search for food called healthy, such as fruits and vegetables, in naturaor processed. Aware of this consumption change, some farmers started to invest in oleraceous inside the property, as a way to diversify the production and complement the family income. The activity its own is highly profitable, however the minimum processing of these food, raises the family’s profits, through the aggregation of the value over the final products, arise then the Familiar Rural Agro-Industry, inside the production units, breaking the thinking logic that rural area is exclusively producer of raw material, and showing that this can be holder of the whole productive process. Thinking about this production niche, that came this work, because the agroindustrialization of food requires attention and studies, that support the farmers getting more and more their enterprises expanded. The goals of this labor consequently are to do a survey obstacles and demands of three familiar agroindustry, formalized to marketing of processed products foundation of greenery in southwest of Paraná.Characterize these agro-industries, and identify the main difficulties about the production, specialized technical support and marketing. To realize the research, it was used the method of the study of case, with the realization of semi-strictures interviews, with three agro-industries located in the southwest of Paranáand subsequent analysis of the content of the reports. The greatest obstacles seen in three productions units were the lack of private technical support, lack of workforce to the production and administrative processes; insufficient production, not compatible with the existing demand; and difficulties with logistics such as lack of adapted cars and a long time between the packaging and the delivery of the products; the need of a marketing directed to supplies to the regional fruits and vegetables sector; simplified technologies, such as software and applications, that allow to improve the financial management of Agro-industries, in addition to tools that enable to increase the billing with the resources that we have available in production units.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14139
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