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Título: Análise das relações entre a qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho no setor de confecção: um levantamento em empresas do APL de Maringá/Cianorte - PR
Autor(es): Aquino, Danielly Silva de
Orientador(es): Francisco, Antonio Carlos de
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Roupas - Confecção
Cluster industrial
Logística
Quality of work life
Dressmaking
Industrial clusters
Logistics
Data do documento: 9-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: AQUINO, Danielly Silva. Análise da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho no setor de confecção: um levantamento em empresas do APL de Maringá/Cianorte-PR. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as relações existentes entre os domínios da QV e a QVT geral e entre os critérios da QVT e a QV geral, através de um modelo de regressão logística, em funcionários do APL de vestuário de Maringá/Cianorte – PR. No referencial teórico foram abordados conceitos relacionados aos seguintes temas: qualidade de vida, qualidade de vida no trabalho, APL (Arranjo Produtivo Local) e fundamentação estatística. O método utilizado na pesquisa foi o indutivo, sendo a abordagem metodológica aplicada, quantitativa, exploratória descritiva e de levantamento. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, sendo o primeiro o WHOQOL-bref para avaliação da QV e o segundo uma adaptação do modelo proposto por Walton para avaliação da QVT, os questionários foram aplicados em 15 empresas distribuídas da seguinte forma: quatro microempresas (n= 43), quatro pequenas empresas (n= 86), seis medias empresas (n=214) e uma grande empresa (n=126). Ao todo foram avaliados 469 funcionários entre homens e mulheres. Para a análise dos dados utilizou-se do cálculo da estimativa dos valores médios dos domínios de QV e dos critérios de QVT, identificação de outliers, teste de independência qui-quadrado e técnica de regressão logística. Para a validação do modelo estimado através da regressão logística foi utilizado o teste Hosmer-Lemeshow. Os resultados encontrados na regressão logística para as variáveis independentes (domínios de QV) em relação a variável dependente (QVT geral) mostraram que os domínios: físico (P=0,002), psicológico (P= 0,017) e meio ambiente (P= 0,000) possuem influência significativa em relação à QVT. Logo o domínio relações sociais (P=0,114) mostrou não possuir influência significativa em relação à QVT, pois apresentou valor acima do nível de significância adotado (P>0,05). Considerando somente as variáveis que apresentaram associação significativa foi estimado um modelo de regressão logística. Com isto constatou-se que um funcionário apresentando satisfação com os domínios de QV (físico, psicológico e meio-ambiente) terá uma probabilidade de 78,27% de desenvolver uma QVT satisfatória. Os resultados obtidos na regressão logística para as variáveis independentes (critérios de QVT) em relação a variável dependente (QV geral) mostrou para esta população pesquisada que não existe uma associação significativa entre os critérios de QVT e a QV geral, pois todos os critérios apresentaram valores acima do nível de significância adotado (P > 0,05). Conclui-se que as empresas podem desenvolver programas de QV para os funcionários desta população pesquisada, dando maior atenção aos domínios físico, psicológico e meio ambiente pelo fato destes domínios terem apresentado influências significativas na melhora da satisfação em relação à QVT.
Abstract: The objective of this study was to analyze the relationships between the domains of the QV and general QVT and between the criteria of QWL and overall QOL, using a logistic regression model with employees of APL clothing in Maringá/Cianorte - PR. On the theoretical referential discussed were related to the following themes: quality of life, quality of work life, APL (Local Productive Arrangement) and statistical reasoning. The method used in the research was the inductive one, and the methodological approach applied, quantitative, descriptive exploratory and collecting data. For the data collection two questionnaires had been used, the first one was WHOQOL-bref for evaluation of the QV and the second one was an adaptation of the model proposed by Walton for evaluation of the QVT, the questionnaires had been applied in 15 distributed companies as follows: four microcompanies (n= 43), four small companies (n= 86), six medium-sized companies (n=214) and a large company (n=126). The whole evaluated were 469 employees between men and women. For the analysis of data was used to calculate the estimate of the average values of QOL domains and criteria of QWL, identification of outliers, test of independence qui-square and technique of logistic regression. For the validation of the model estimated by logistic regression was used Hosmer-Lemeshow test. The results in the logistic regression for independent variables (QV domains) in relation the dependent variable (overall QWL) showed that the domains: physicist (P=0,002), psychological (P=0,017) and environment (P=0,000) have significant influence in relation to QVT. So social relationships (P=0,114) showed no significant influence has in relation to the QVT, because it presented value over the level of significance (P> 0.05). Considering only the variables that showed significant association was estimated a logistic regression model. With this was noted an employee presenting satisfaction with the QOL domains (physicist, psychological and environment) will have a probability of 78,27% to develop a QWL satisfactory. The results obtained in the logistic regression for independent variables (QWL criteria) in relation to the dependent variable (overall QOL) showed for this population researched that there is not a significant association between the criteria of QLW and overall QOL, , because all the criteria presented values above the level of significance (P> 0.05). It is concluded that the companies can develop programs of QV for the employees of this researched population, giving more attention to the physical, psychological and environment because these areas have presented significant influences in improving satisfaction in relation to the QWL.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1464
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