Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTodeschini, Isabella
dc.date.accessioned2020-11-18T14:24:30Z-
dc.date.available2020-11-18T14:24:30Z-
dc.date.issued2016-11-24
dc.identifier.citationTODESCHINI, Isabella. Interculturalidade no ensino da língua inglesa: percepções de alunos e professor. 2016. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14708-
dc.description.abstractThe present piece of research aims to analyze the perceptions about Interculturality that is present in the English as a foreign language teaching-and learning in a 8th year class of Ensino Fundamental. In order to do that, after the selection of a state school in Pato Branco, as a research field, English language classes observations were made. Subsequently, a questionnaire was developed and applied to the students to investigate their knowledge about English-speaking countries and their culture. Also, a semi-structured interview was done with the class teacher to investigate her perceptions about the relationship between cultures of English-speaking countries and how English teaching occurs in the classroom and influences learning. Next, a qualitative interpretative analysis of the data was developed. The results of the research, from the questionnaires and interview, point out that there is an incompatibility between students’ perceptions and the teacher’s perceptions, since data show evidences that the students have been not developing culturally, whereas in the teacher’s answers there are evidences that she knows the importance of the teaching of intercultural aspects in her English language classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComunicação interculturalpt_BR
dc.subjectEstudos interculturaispt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIntercultural communicationpt_BR
dc.subjectCross-cultural studiespt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.titleInterculturalidade no ensino da língua inglesa: percepções de alunos e professorpt_BR
dc.title.alternativeInterculturality in the English language teaching: students’ and teacher’s perceptionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar quais são as percepções sobre a Interculturalidade que está presente no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa como língua estrangeira em uma turma de 8º ano de Ensino Fundamental, Para isso, após a escolha de uma escola estadual do município de Pato Branco, como campo de pesquisa, foram feitas observações das aulas de língua inglesa. Posteriormente, houve a elaboração e aplicação de um questionário aos alunos da turma, para investigar seu conhecimento sobre os países falantes de língua inglesa e sua cultura. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a professora de Inglês da turma, objetivando investigar suas percepções sobre a relação entre culturas dos países falantes de língua inglesa e como o ensino de Inglês ocorre e influencia a aprendizagem dos alunos. Na sequência, desenvolveu-se uma análise qualitativo-interpretativista. Os resultados da pesquisa, a partir dos questionários e entrevista, apontam que há uma incompatibilidade entre as percepções dos alunos e da professora, uma vez que os dados apresentam evidências de que os alunos não estão se desenvolvendo culturalmente, enquanto que nas respostas da professora, em sua entrevista, observam-se evidências de que a mesma conhece a importância do ensino de aspectos interculturais em suas aulas de LI.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee2Parise, Lourdes Terezinha Graebin
dc.contributor.referee3Dagios, Marcele Garbin
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2016_2_12.pdf757,55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.