Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14799
Título: A representação do docente e da escola na literatura infantojuvenil
Título(s) alternativo(s): The representation of the teacher and the school in the youth literature
Autor(es): Silva, Marieli da
Orientador(es): Marquezi, Rosangela Aparecida
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Literatura - Análise
Professores
Orientação educacional
Children's literature
Literature - Analysis
Teachers
Educational counseling
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Marieli da. A representação do docente e da escola na literatura infantojuvenil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Partindo da ideia de que a educação é um dos eixos principais na formação e no desenvolvimento dos cidadãos, é necessário um olhar de atenção para os principais agentes desse processo, o professor e a escola. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como temática a representação desses agentes, docente e escola, na literatura infantojuvenil. A escolha do tema deu-se pelo fato de ser um assunto atual e de grande importância, porém nem sempre tratado ou visto de forma positiva pela sociedade. Parte-se do entendimento de que o docente e a escola desempenham um papel significativo na formação dos cidadãos, logo, também, contribuindo positivamente para a evolução da sociedade. A proposta objetivou, dessa forma, observar como professor e escola são representados na literatura infantojuvenil, buscando com isso apontar a importância do papel do professor e da escola na formação dos alunos. Para tanto, foram selecionadas duas obras da literatura infantojuvenil, a saber: Uma escola assim, eu quero pra mim (2007), de autoria Elias José; e Pinóquio às avessas (2010), do autor Rubem Alves. Essas obras apresentam em seu conteúdo uma reflexão acerca da escola, do papel do professor, e das representações da tríplice escola-professor-aluno. A análise e discussão dessas obras se deu a partir de critérios discutidos em Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa (FREIRE, 2014), previamente selecionados de acordo com a temática estudada. Nesse sentido, a pesquisa desenvolveu-se em caráter bibliográfico, tendo como principal enfoque da análise as contribuições, além de Paulo Freire, de autores que discutem aspectos voltados para a educação, tais como: Nóvoa (1995), Lajolo e Zilberman (1999), Chalita (2001), Geraldi (1984) Saviani (1991), Gatti (2013) assim como outros. A discussão realizada a partir da leitura das obras, com apoio da literatura, permitiu evidenciar que a postura do professor, e a escola como um todo, são fatores que contribuem significativamente para o bom desempenho do ensino/aprendizagem. Não são os professores os únicos responsáveis por esse processo, mas que seus papéis são fundamentais para que o aluno tenha sucesso e/ou insucesso em sua jornada escolar.
Abstract: Starting from the idea that education is one of the main axis in the formation and development of the citizens, an attentive look is necessary to the main agents of this process, the teacher and the school. In this sense, the present research has as its theme the representation of these agents, teacher and school, in the youth literature. The choice of the theme was due to the fact that this is of great importance, but it's not treated or viewed positively by society. It is based on the understanding that the teacher and the school play a significant role in the training of the citizens, thus, contributing positively to the society evolution. The purpose of the proposal was to observe how the teacher and the school are represented in the youth literature, seeking the importance of the role of the teacher and the school in the students’ formation. For that, two pieces of youth literature were selected, they are: Uma escola assim, eu quero pra mim (2007), by Elias José; and Pinóquio às avessas (2010), by Rubem Alves. These works present in their content a reflection about the school, the role of the teacher, and the representations ofthe triple school-teacher-student. The analysis and discussion of these books was based on basements discussed in Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa (FREIRE, 2014), previously selected according to the theme studied. In this sense, the research was developed in a bibliographic character, having as main focus of the analysis the contributions, besides Paulo Freire, authors that discuss aspects related to education, such as: Nóvoa (1995), Lajolo and Zilberman (1999), Chalita (2001), Geraldi (1984) Saviani (1991), Gatti (2013) as well as others. The discussion based on the reading of the works, with the support of the literature, showed that the teacher's posture, and the school as a whole, are factors that contribute significantly to the good performance of teaching / learning. It is not only the teachers the responsible for this process, but their roles are fundamental for the student to succeed and / or fail in their school journey.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14799
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_23.pdf1,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.