Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBessegatto, Talita
dc.date.accessioned2020-11-18T14:41:38Z-
dc.date.available2020-11-18T14:41:38Z-
dc.date.issued2015-06-16
dc.identifier.citationBESSEGATTO, Talita. Projetos temáticos no processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas no 3º ano do ensino médio: um estudo de caso. 2015. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14870-
dc.description.abstractThis work aims to insert, in chemistry classes, a thematic project that remits a content addressed in the classroom, in order to assess whether the inclusion of it favors the learning of chemistry discipline. By wide demand in the search for alternative methods for the teaching of chemistry, this proposal is considered an effective device these days. This is because the method provides the student learning and understanding in a relaxed way and, above all, an interaction between peers and teachers. The activity aimed to assess knowledge and perceptions about organic functions, then it was applied a questionnaire before and after the project. Results showed improved knowledge after implementation, thus indicating the importance of the thematic project that contributes to students' understanding of the subject being discussed in class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectChemistry, Organicpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleProjetos temáticos no processo de ensino e aprendizagem de funções orgânicas no 3º ano do ensino médio: um estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo inserir, nas aulas de química, um projeto temático que remete um conteúdo abordado em sala de aula, com o objetivo de avaliar se a inserção do mesmo favorece a aprendizagem da disciplina de química. Pela grande demanda na busca de métodos alternativos para o ensino da química, esta proposta é considerada um artifício eficaz nos dias de hoje. Isto porque o método proporciona ao aluno a aprendizagem e compreensão de maneira descontraída e, principalmente, uma interação entre os colegas e o professor. A atividade visou avaliar o conhecimento e percepções sobre funções orgânicas, então foi aplicado um questionário antes e após a aplicação do projeto. Os resultados revelaram uma melhoria do conhecimento após a implementação, indicando, assim, a importância do projeto temático que contribui para a compreensão dos alunos sobre o assunto que está sendo discutido em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferri, Elídia Aparecida Vetter
dc.contributor.advisor-co1Parabocz, Cristiane Regina Budziak
dc.contributor.referee1Ferri, Elídia Aparecida Vetter
dc.contributor.referee2Parabocz, Cristiane Regina Budziak
dc.contributor.referee3Teixeira, Sirlei Dias
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Químicapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAQUI_2015_1_2.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.