Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15151
Título: Análise de uma instalação de vapor em uma indústria de papel e celulose
Autor(es): Ribeiro, Nayssa Martins
Orientador(es): Martinelli Júnior, Luiz Carlos
Palavras-chave: Celulose
Papel - Indústria
Caldeiras a vapor
Balanço térmico (Geofísica)
Cellulose
Paper industry
Steam-boilers
Heat budget (Geophysics)
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RIBEIRO, Nayssa Martins. Análise de uma instalação de vapor em uma indústria de papel e celulose. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
Resumo: No atual cenário nacional, a busca por eficiência e redução de perdas e custos no processo é necessário e fundamental para o crescimento e manutenção das empresas. Este trabalho apresenta uma análise da eficiência energética de um sistema de geração de vapor e um dimensionamento de uma linha de distribuição em uma empresa no ramo de papel e celulose no Brasil. Foi aplicado o principio de um balanço térmico, através do método direto e indireto, para avaliar a produção de vapor, detectando deficiências do funcionamento operacional através da avaliação dos parâmetros energéticos. Para o dimensionamento da linha foi utilizado o cálculo de perda de carga para encontrar o melhor diâmetro, r o isolamento térmico, também foi feito uma distribuição de purgas.
Abstract: In the current national scenario, the search for efficiency and reduction of costs and losses in the process are necessary and fundamental for the growth and maintenance of the companies. This paper presents an analysis of the energy efficiency of a steam generation system and a sizing of a distribution line of a company in the cellulose and paper industry in Brazil. The principle of thermal balance, through the direct and indirect method, was applied to evaluate the steam production, detecting functioning deficiencies through the evaluation of energy parameters. For the dimensioning of the calculation line used to calculate the pressure loss for the best diameter, for thermal insulation, also for the purge distribution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15151
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_DAMEC_2016_2_18.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.